Luís Eduardo, mais necessário a cada dia | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Luís Eduardo, mais necessário a cada dia

Publicado quarta-feira, 25 de abril de 2018 às 11:06 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Tempo Presente

Luís Eduardo Magalhães será lembrado em sessão solene e mostra fotográfica lançada nesta quarta na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do partido Democratas, disse:

– É uma homenagem mais do que justa a um político que nos deixou muito jovem ainda.

A exposição Luís Eduardo, 20 anos depois resgata a trajetória do ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães, que morreu em 1998, aos 43 anos de idade, quando era líder do governo Fernando Henrique Cardoso na casa. Filho do ex-senador Antonio Carlos Magalhães, o deputado constituinte Luís Eduardo exerceu três mandatos consecutivos, tendo presidido a Câmara de fevereiro de 1995 a fevereiro de 1997. Para Rodrigo Maia, Luís Eduardo é uma referência até hoje:

– Ele liderou a pauta da casa em um momento em que as teses de mercado, liberais, eram majoritárias em relação ao que são hoje. Conseguiu, pela liderança e capacidade dele, ajudar o Brasil a crescer e desenvolver, a ser um país minimamente mais moderno apesar de todas as dificuldades.

A exposição será lançada hoje após a sessão solene pelos 20 anos de falecimento de Luís Eduardo Magalhães. Na ocasião, será distribuída publicação produzida pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, com fotos, discursos do ex-parlamentar e depoimentos de políticos e jornalistas.

Memória – Ponto de equilíbrio entre os extremos, o perfil de Luís Eduardo Magalhães vem sendo atualizado, necessariamente, por força de sua herança. A cada gesto de intolerância, a cada mania de perseguição e troca de acusações comuns na política atual, seu exemplo de diplomacia e pacificação aumenta a sensação de saudade.

Estação Aeroporto 2 de Julho

Para os entusiastas do mito do desenvolvimento, não é só a mobilidade mais rápida. Tem também o viés cultural: um equipamento como o metrô pode ajudar a pegar visão e ganhar agilidade no enfrentamento do mundo. A cada estação inaugurada, nesta perspectiva, a Bahia se distancia mais um pouco da Era Elevador Lacerda: o ar provinciano que apequenava a mentalidade média local vai se dissolvendo como efeito de um jeito mais veloz de existir. Amanhã, chegou a hora de ver se todo esse mi-mi-mi tem sua razão, com a inauguração da nova estação da Linha 2 do metrô pelo governador. Correria. Fãs do metrô rumo a uma Bahia veloz só estão em dúvida de como chamar o novo trecho da Linha 2: estação Dois de Julho ou estação Aeroporto Dois de Julho?

“Todos os movimentos de trabalhadores estão se organizando para vir a Curitiba dia 1º de maio. Informações preliminares dão conta de até 50 mil pessoas. Estima-se um gasto de R$ 300 mil com Lula. E ainda tem as visitas”

Delegados da polícia federal ao pedirem à juíza Carolina Lebbos a transferência do ex-presidente

Zoogodô Bogum Malê Rundó

Aspectos da rica história do terreiro do Bogum estão agora protegidos no livro Terreiro do Bogum - Memórias de uma comunidade Jeje-Mahi na Bahia, de autoria de Everaldo Conceição Duarte. O lançamento será dia 27, sexta-feira, 17 horas, no Terreiro da Casa Branca. O título sai pela Solisluna, de Eneas Guerra e Valéria Pergentino.

Leão do Bem espalha justiça

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia vem desenvolvendo uma campanha de doação de recursos para crianças e adolescentes por meio da declaração do imposto de renda. Você pode obter mais informações no site do TJ.

POUCAS & BOAS

Serão encerradas hoje as inscrições para a primeira etapa do Edital Cultura Livre de Ilhéus, iniciativa que visa premiar pelo menos 45 propostas que estimulem o desenvolvimento das artes nos bairros e na zona rural do município.

Nesta quarta e quinta cotonicultores e profissionais do campo da região oeste da Bahia participam da edição 2018 da Visita Técnica do Projeto de Adoção de Novas Cultivares de Algodoeiro para o Cerrado da Bahia. Promovido pela Fundação de Pesquisa Bahia, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Embrapa, o evento acontece a partir das 8h de hoje no Campo de Validação da Círculo Verde, em Luís Eduardo Magalhães, e amanhã, na Fazenda Warpol, no mesmo horário.

Juliana Dias, Paulo Leandro e Miriam Hermes 

Publicações relacionadas