Atarde Online

publicidade


POLÍTICA


todas as notícias de POLÍTICA
25/11/2009 às 22:51
  | ATUALIZADA EM: 26/11/2009 às 00:52 | COMENTÁRIOS (17)

Tribunal de Justiça da Bahia faz julgamento de Reda nesta 5ª

Biaggio Talento I Agência A TARDE

O Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) usado pelos governos baianos para a contratação de mão-de-obra sem a realização de concurso público vai ao banco dos réus. Nesta quinta-feira, 26, pela manhã, as seções cíveis de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), devem julgar mandado de segurança impetrado pela bancada de Oposição da Assembleia Legislativa da Bahia questionando o governo estadual pela suposta convocação de professores e coordenadores pedagógicos pelo Reda, desprezando os aprovados em concurso público realizado há quatro anos para o provimento das vagas.

São 3.769 professores e mais  800 coordenadores pedagógicos selecionados no concurso de 2005 e, conforme a oposição, não chamados. A Secretaria de Educação do Estado diz que, dos 3.769 professores, a gestão do ex-governador Paulo Souto (DEM) convocou apenas 400 e a administração atual já absorveu outros 3.071.

O deputado Heraldo Rocha (DEM) líder da bancada oposicionista e um dos que assinaram o pedido de mandado de segurança reclama “não haver cabimento” o governo atual dar preferência pelo Reda em detrimento dos concursados. “É um contrassenso, uma improbidade administrativa”, criticou, alegando que os deputados têm recebido diversas reclamações de concursados não-convocados.

Já o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, classificou a postura dos oposicionistas de “piada”, lembrando que o governo passado usou amplamente o Reda para inflar a máquina estadual e só absorveu uma pequena parte dos selecionados de 2005.

“Eles (os deputados da oposição) só esquecem de dizer que a rede estadual de ensino está presente nos 417 municípios baianos e que é de uma complexidade muito grande resolver o problema da carência de professores nas localidades mais distantes”, disse Barreto, explicando que quando falta professores, principalmente nas matérias de matemática, biologia, química e física é preciso suprir o mais rápido possível para não prejudicar os alunos.

Nessa situação o Reda é utilizado já que é uma forma de contratação mais rápida que a feita através de concurso público.

Reposição -  “Nós trabalhamos com um universo de 1.640 escolas e 48 mil professores e existe a necessidade constante de estarmos repondo profissionais”, contou o secretário, revelando que morre, em média, um professor da rede estadual por dia e outros 200 se aposentam por mês.

Em relação ao pedido da oposição à Justiça de que seja declarada a ilegalidade da convocação dos professores e coordenadores pedagógicos aprovados pelo Reda e a substituição destes pelos aprovados em concurso regular, Barreto disse estar “tranquilo” quanto a uma decisão judicial.

“Nós estamos substituindo os redas por concursados. Já temos um concurso público para realizar no início do ano, abrindo mais 3.200 vagas com este objetivo”, disse, informando que existem atualmente no âmbito da Secretaria da Educação seis mil contratados pelo Reda.

Sobre os 800 selecionados para o cargo de coordenador pedagógico, Barreto disse que pelo menos 240 serão chamados no início do ano letivo no  processo de reestruturação da rede estadual que a secretaria está promovendo.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta quinta-feira, 26, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

    AVALIAÇÃO: Ruim Média Boa 0 voto
  • Imprimir Imprimir
  • Enviar Enviar
  • twitter  del.icio.us  digg  technorati  yahoo meneame wikio sonico
  • Fale com a redação Fale com a redação

NOTÍCIAS RELACIONADAS




COMENTE ESSA MATÉRIA  17 comentários

O que você achou desta matéria?

Maria Da Conceição Rosa (28/11/2009 - 12:33)

O Goverador devia saber que pegou o governo depois de 16 anos sem entra lá mas parece que eles parece brincar com a vida e inteligência dos baianos por isso acho que eles devem é ficar não é 16 não é a vida inteira sabe porque não aprende e ainda faz pior, que vergonha Wagner?

Renilda Araujo Da Silva (28/11/2009 - 12:18)

Triste é a politica da Bahia porque a Bahia é alegre, eu tenho esperança que o Tj faça justiça a nós coordenadores porque "Piada " como disse o sec é votar nesse governo e ver ele fazer o que estar fazendo onde estão nossos direitos?

Luiz Carlos Guimaraes (26/11/2009 - 22:14)

Gostaria de saber do secretário Oswaldo Barreto, por que existindo carência de professores nas disciplinas química, física e outras, os processos de ampliação de carga horária de 20 para 40 horas encontram-se suspenso a mais de um ano?

Triste Bahia (26/11/2009 - 16:14)

no final o q vai acontecer é nenum coordenador pedagógico ser convocado e dar em pizza como tudo neste país. infelizmente esta é uma triste verdade. todos fazem o que bem quer e entendem e só quem sofre com isso é o povo que neste caso são so 800 coordenadores aprovados dentro do número de vagas. quando é que poderemos nos orgulhar?

Paulinho Bahia (26/11/2009 - 12:58)

Esse governo não tem jeito, na campanha critica duramente os baixos salários da PM mostrando até um contra-cheque, caiu em cima de ACM por causa dos REDAS. Bastou assumir o poder para fazer igual ou pior, ameaçou a PM em seu movimento, contratou milhares de REDAS, ainda não fez um concurso... Se ACM estivesse vivo estaria filiado ao PT pra ver se ficava atualizado. Aprende rápido esse pessoal, alunos dedicados... Agora tem tem tem...

Norberto Conceição (26/11/2009 - 11:33)

Discordo de REDA's. Fiz pra professor de Filosofia, não fui chamado, mesmo sabendo que exisstem poucas escolas com professores dessa disciplina e quando tem, quase sempre são de outras áreas. Tem que ser Concurso Público mesmo.

Oállasi Santana Amorim (26/11/2009 - 10:12)

O Reda é uma verdadeira palhaçada dos governantes, pois sabemos que muitas pessoas foram aprovadas em vários concursos e até hoje não foram chamadas. E assim entra um e sai outro, e o sistema continua.

Denise Nascimento (26/11/2009 - 09:54)

sou uma das aprovadas no concurso de coordenador pedagógigo e aguardo ser convocada!sei que é preciso vontade política para que isto aconteça! governador jaques wagner depende do senhor que a justiça seja feita para todos os aprovados no concurso 2005

César Lima (26/11/2009 - 09:01)

Todo mundo, inclusive a oposição sabe que o governo convoca através do reda nos locais onde não há habilitados no concurso para ensinar determinada matéria. Há muitos excedentes no concurso mas a maioria em disciplinas como letras, história, enquanto em disciplinas como Química e Física não há candidatos habilitados na maioria das cidades devido a falta de pessoas formadas na área, por isso o governo chama candidatos através do REDA, é preciso que mais pessoas se formem em química e física.

Pedro Peixe (26/11/2009 - 08:48)

Esse Wagner só quer ser o "pai da criança", ao invés de contratar os concursados na reserva quer fazer concurso para se gavolar nas eleições, veja o que fez com os Delegados, está fazendo aos policiais civis agora com os professores. o cara é rancoroso, 2010 vem ai wagner.

Roberval (26/11/2009 - 08:46)

Como sempre herança do ex.Governador Paulo Souto... E ainda quer voltar para o Palácio de Ondina...rsrsrs. Os decídios coletivos da EBAL até hoje está na justiça do trabalho outra herança do maldito governo Paulo Souto, se o atual governo pagar os disídios pendentes os funcionários públicos vam votar em massa nele nesta próxima eleiçao...Acorda Wagner só depende de vc...

Mauricio Cerqueira Lima (26/11/2009 - 08:26)

o tribunal deve julgar o reda como absolutamente legal, que não fere a moralidade adminsitrativa nem burla a obrigatoriedade de concurso público para o preenchimento das vagas na administração, isso porque o próprio judiciário baiano usa o reda. tudo muito correto, com cheiro de acarajé e vatapá. o meu sem pimenta, por favor....

Aristóteles (26/11/2009 - 06:20)

Esse pessoal do governo é " engraçado sem nenhuma graça", pratica erros que no palanque criticou severamente, entretanto, usa a existencia dele no passado como justificativa para continuar praticando-o, ou seja, gosta de brincar com a nossa inteligencia. Hoje na Bahia o REDA é uma agressão ao trabalho público, cuja estabilidade é a maior caracteristica. Mas 2010 vem ai !.

Anônimo (26/11/2009 - 05:44)

Com a leniência e cumplicidade do TJ baiano, não acredito que dê em nada. Por favor, clamamos pelo CNJ e Supremo.

Carlos Almeida (26/11/2009 - 00:12)

Caso o TJ julgue esses REDAS da educação irregualares, eles terão confessando que cometeu uma irregularidade também,pois o TJ sempre contratou por REDA em detrimento dos aprovados. Recentemente mesmo havendo determinação do conselho para não contratar por REDA, o TJ-BA, contratou por REDA 60 pessoas, mesmo tendo dois concursos em plena validade a epoca. Noticia esta que pode ser conferida no site do sintaj.

Emerson Pires (25/11/2009 - 23:37)

A educação na Bahia anda tão bem que acabaram de suspender as aulas do Campus XIX da UNEB em Camaçari, isso devido a insegurança, pois foram dez assaltos só no mês de novembro. Caos total faltam professores efetivos, falta segurança, falta tudo!

Valter (25/11/2009 - 23:24)

Quem são os democratas para questionar a contratação? Foi justamente Paulo Souto que criou o concurso para os coordenadores e não contratou ninguém. O REDA no governo anterior era por indicação e não por seleção pública. Há erros no governo atual, mas os DEM não têm moral nenhuma para exigir. Tenho memória muito boa!

Seu Comentário:

nome:
e-mail:
mensagem:

toques


Rua Prof. Milton Cayres de Brito nº 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800
Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.