ELEIÇÕES 2024
Psol faz críticas à escolha de vices negros
Por Carol Aquino
O candidato do PSOL, Hamilton Assis, classificou como “engodo” a escolha de vices negros para os três principais candidatos à Prefeitura de Salvador. “Eles tentam mascarar um produto, tenho a sensação de que querem iludir o povo de que vai se ver representado em seus vices. Eles tiveram a oportunidade e precisam explicar por que não realizaram as mudanças tão necessárias ao povo”, criticou Hamilton, na manhã deste sábado, em convenção que homologou sua candidatura à sucessão municipal. Para ele, que é militante negro, não passam de puro pragmatismo as alianças formadas entre os demais partidos, que se uniram a legendas de ideologias contraditórias. Na convenção, foi anunciada também a vice, a enfermeira Nise, do PSTU, também negra. “Atrair figuras do movimento negro é uma tentativa de ofuscar a nossa candidatura”, opina Assis. Além dos dois partidos, o PCB compõe a chapa “Capital da Resistência”.
Plínio Arruda Sampaio, candidato à Presidência pelo PSOL em 2010, de quem Hamilton foi vice, prestigiou a convenção e afirmou que Salvador é uma das capitais brasileiras em que acredita que o PSOL tem chances de crescer. Ele sinalizou que o objetivo do partido é fazer “uma campanha limpa, sem alianças espúrias e sem dinheiro que ninguém sabe de onde vem”. O grande fenômeno pop do partido, Hilton Coelho, lançou-se candidato a vereador e promete ser o grande puxador de votos da chapa. “Na última eleição, não coloquei uma só placa e tive só em Salvador cerca de 20 mil votos”, explica. A expectativa é eleger dois ou três vereadores.
Por só aceitar doações de pessoas físicas, o PSOL sabe que a pouca verba de campanha será um dos grandes desafios. O limite determinado pelo diretório municipal foi de R$ 300 mil para a campanha majoritária e R$ 100 mil para a proporcional. Outro é o tempo escasso na TV, cerca de um minuto. A estratégia é apostar nas redes sociais e na mobilização corpo a corpo. Plínio pediu para os presentes na convenção convencerem 10 amigos a votarem no PSOL e pedir para que façam o mesmo.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes