Mercado de veículos seminovos 'bomba' | A TARDE
Atarde > Autos

Mercado de veículos seminovos 'bomba'

Publicado sexta-feira, 24 de julho de 2015 às 10:34 h | Autor: Diego Adans
Carros seminovos
Carros seminovos -

Em meio a um cenário de queda nos emplacamentos de veículos novos, as vendas de seminovos e usados cresceram 4,1% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2014.
Os dados são da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).
Na Bahia,  o número é ainda mais expressivo. Segundo o presidente da Assoveba, Paulo Mascarenhas,  no primeiro semestre deste ano, foi registrado um crescimento de 17% se comparado ao mesmo período de 2014. De acordo com ele, a tendência é aumentar ainda mais. "Em junho, na Bahia, houve um crescimento de 0,3% em relação a maio. Em julho, novamente esperamos um aumento", diz Mascarenhas.

IPVA e seguro

Os custos menores de IPVA e do seguro foram decisivos para a recuperação das vendas no mercado de usados. O IPVA fica mais barato com o passar dos anos. Por isso, na compra de um seminovo, o consumidor terá uma economia na hora de renovar a documentação.

Já o seguro, em muitos casos, tem o valor mais baixo que o de um carro zero quilômetro. E não para por aí. Ainda segundo Mascarenhas, o veículo seminovo tem outros trunfos. O carro zero, por exemplo,  perde cerca de 20% do valor logo no primeiro ano de uso. Depois disso, a desvalorização gira em torno de 5% ao ano.
Para se ter ideia, dá pra comprar um modelo 2012, por exemplo, economizando pelo menos 30% em relação a um novo igual.

Quem ri à toa com o cenário atual é Mário Silveira. Diretor comercial da revenda  Mário Veículos,  ele comemora o bom momento do mercado de seminovos. "Estamos indo na contramão da crise econômica vivida pelo país", afirma Silveira, que aponta o que para ele tem sido o motivo para queda nas vendas de veículos novos. "Ao meu ver, o problema é que o carro zero tem o valor atrelado ao custo das matérias-primas. Por exemplo, se o dólar subir, as peças aumentam. Mesmo que as pessoas não estejam comprando, o valor do carro continua subindo", justifica Silveira.

Check-up do seminovo


No entanto, nem tudo são flores. Para se comprar um carro usado é preciso muito atenção do consumidor. É imprescindível sabe a procedência do veículo.
Para tanto, já está em vigor a  Lei 13.111/15, que obriga agências e concessionárias a informar o histórico do carro. Conhecida como lei da transparência, o consumidor terá direito de checar o histórico de taxas anuais, multas, furtos, débitos impostos, alienação fiduciária do produto e quaisquer outros registros. Mas é preciso atenção a outros detalhes (veja mais no quadro ao lado) na hora da compra.

Publicações relacionadas