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Motor diesel é a arma do Renegade

Publicado sexta-feira, 24 de julho de 2015 às 10:17 h | Atualizado em 24/07/2015, 10:17 | Autor: Roberto Nunes
Renegade
Renegade -

Único utilitário compacto com motor a diesel no mercado brasileiro, o Renegade quer fazer a festa. Afinando a produção da fábrica de Goiana (PE), a Jeep normaliza a oferta da motorização 2.0 turbodiesel nas três versões (Sport, Longitude e na mais off-road Trailhawk). A briga é acirrada entre o recém-lançado Honda HR-V e o pioneiro Ford EcoSport, que começa a perder seu espaço de líder no segmento dos SUVs urbanos no país.

Classiautos testou por 15 dias o Renegade Longitude, versão topo da gama da configuração intermediária do jipinho. Com o motor 2.0 diesel, de 170 cavalos e 35,7 kgfm, o utilitário vem com a tração 4x4, com sistema eletrônico e seletor de modo off-road e caixa de reduzida, e o excelente câmbio automático da alemã ZF com 9 velocidades e aletas de trocas atrás do volante.
Na parte mecânica, o Renegade é imbatível tanto em situações urbanas quanto nos terrenos mais inóspitos do mundo 4x4. Sua valentia está estampada na tradicional grade com sete aberturas e na frente parruda. O estilo Jeep é seu cartão de visitas  e o modelo distancia-se do ar  urbano dos concorrentes. Alguns podem até achar o nome Renegade bem estranho e o carro feinho. Mas o veículo é prático, tecnológico, confortável e de mecânica ajustada para rodar em qualquer tipo de terreno pelo Brasil afora. 


Qualidades

O Renegade Longitude valoriza seu pacote cheio de equipamentos, incluindo direção elétrica, trio elétrico, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento elétrico por botão, controle de estabilidade e faróis de neblina. Os obrigatórios air bag duplo e freios ABS com EBD estão lá, e as rodas de 18 polegadas combinam com pneus de uso misto 225/55 (opcionais) - geralmente as rodas são de 17".
Para diferenciar, esta versão do carro da Jeep traz multimídia com tela tátil de cinco polegadas com câmera de ré, GPS e comando de voz. Inclui ainda som com Bluetooth e entrada USB, volante multifuncional e painel com acabamento com detalhes cromados.

A posição de dirigir é um andar acima dos sedãs compactos, modelos que perdem espaço no gosto do consumidor no Brasil. Na hora da compra, o SUV compacto tem sido o escolhido.
Além disso, o Renegade usa bem seus ângulos mais quadrados para oferecer espaço interno. No dia a dia, ninguém reclama no banco traseiro. Há espaço de sobra para as pernas dos três ocupantes. A Jeep trouxe soluções inéditas para o segmento de utilitários pequenos no país. Instalou uma tomada de 127 volts na parte traseira do carro para quem quiser carregar equipamentos eletrônicos, como laptop ou celular, em uma tomada de energia com uma carga mais forte.

O Jeep Renegade Longitude a diesel com tração 4x4 e câmbio de 9 marchas tem valor salgadinho: R$ 109.900. Se é pela novidade do propulsor, pense no seu bolso e escolha a versão de entrada Sport (R$ 10 mil a menos) com praticamente os mesmos equipamentos, com exceção do multimídia com GPS e câmera de ré.

A Jeep destaca a distância de entre-eixos - 2,570 metros - e o comprimento do Renegade (4,242 metros). Oferece espaço para cinco passageiros, mas peca pelo acanhado porta-malas - com apenas 260 litros. 
A configuração Longitude a diesel não é nenhum tanquinho de guerra. É bom deixar claro que é um utilitário compacto com pacote mecânico para off-road. Usa bem seus ângulos de ataque (29,7 graus) e de saída (32,3 graus) para transpor obstáculos. Mas é bom ser prudente na hora de entrar nos mais complicados terrenos na "brincadeira do off-road". No mínimo, instale pneus lameiros para "meter" o Renegade nas trilhas mais pesadas.

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Perfil off-road 


O Renegade Trailhawk é o que tem mais perfil off-road. É a versão topo da gama com visual ainda mais agressivo e o mesmo conjunto mecânico. A fabricante Jeep cobra R$ 116.900 e inclui sete air bags e itens de comodidade como um display do painel maior de 7 polegadas.
Esta versão incorpora toda a alma dos carros 4x4 com direito a ganchos para reboques, detector de ponto cego, faróis de xenônio, rodas maiores com pneus de uso misto e uma suspensão mais reforçada para aguentar o tranco no uso fora de estrada. Assim, o utilitário é um verdadeiro Jeep para todo tipo de terreno.

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