Nissan March na briga dos três cilindros | A TARDE
Atarde > Autos

Nissan March na briga dos três cilindros

Publicado terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 às 11:45 h | Autor: Lhays Feliciano, em Rio de Janeiro
.
. -

A Nissan aproveitou o clima festivo próximo ao Carnaval para apresentar o novo March 1.0 12 V, com motor de três cilindros, na casa de uma das escolas de samba mais conhecidas do Brasil, a Salgueiro, no Rio de Janeiro.

Instalada no Brasil desde abril do ano passado, a montadora é a primeira marca japonesa a lançar o motor tricilíndrico 1.0 em seu carro de entrada. O novo motor que rende 77 cavalos de potência e 10 kgfm de torque, tanto com gasolina quanto etanol, chega para substituir o antigo 1.0 16V de quatro cilindros feito pela Renault.

O propulsor de três cilindros está ganhando cada vez mais espaço nas montadoras por apresentar baixo consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes, para atender às exigências do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, intitulado Inovar-Auto.

O pioneiro dessa motorização com um modelo totalmente fabricado no Brasil foi o Volkswagen up!, mas o novo March tem também entre os rivais modelos como o Hyundai HB20, Chery QQ, Ford Ka e Kia Picanto que são equipados com o motor tricilíndrico.

Fabricado em Resende (Rio de Janeiro), a quarta geração do March tem preço a partir de R$ 35.990, na versão de entrada, intitulada de Conforto. Nesta configuração o carro é equipado de série com ar-condicionado e direção elétrica progressivamente assistida.

A gama de variantes continua com o 1.0 S que adiciona a lista de equipamentos o trio elétrico e chaves com telecomando por R$ 37.990. Já o mais completo 1.0 SV custa R$ 40.990 e soma aos itens oferecidos de sériepelos mais baratos o rádio com Bluetooth e volante multifuncional, além de faróis de neblina, aerofolio e rodas de liga leve aro 15.

Há ainda opções mais potentes com motor 1.6 de 111 cv que dispensa o tanquinho de partida a frio. Com os mesmos itens oferecidos na versão 1.0, a configuração 1.6 S sai também por R$ 40.990. A top de linha SL, traz ar-condicionado digital, navegador GPS com conexão para redes sociais, câmera de ré e rodas de liga leve aro 16.

Segundo o gerente de produto da Nissan, Jean-Philippe Thery, o March emplaca cerca de 3 mil unidades mensais, mas a ambição da marca japonesa vai além. "O plano é atingir 3 % do mercado em 2015". Para isso, Thery aposta suas fichas no motor tricilíndrico, que segundo ele, é uma tendência mundial.
*A repórter viajou a convite da Nissan Motors do Brasil

Publicações relacionadas