Up! x Uno | A TARDE
Atarde > Autos

Up! x Uno

Publicado sexta-feira, 14 de novembro de 2014 às 11:16 h | Atualizado em 14/11/2014, 11:20 | Autor: Roberto Nunes
.
. -

A disputa pelo trono dos hatches de entrada ainda terá alguns capítulos para o Gol, da Volkswagen. Mas a fabricante alemã não quer perder seu espaço tão facilmente assim. Para isso, lançou o hatch compacto up! no começo deste ano com o tão desejado motor 1.0, de três cilindros, e de visual, no mínimo, inusitado.

Primeiro veículo com motor 1.0 de três cilindros produzido totalmente no Brasil, o up! ainda não decolou no gosto dos brasileiros. Agora, enfrenta o Fiat Uno 2015 com o inédito start/stop (sistema que desliga e liga o motor em situação de engarrafamentos, por exemplo) ofertado em um hatch de entrada no país.

Classiautos emparelhou o up! (versão White) e o Uno (modelo Evolution), o substituto do Uno Economy, em um comparativo para mostrar as qualidades de cada veículo.
Custando R$ 34.990, o Uno Evolution 1.4 Evo Flex 8V (com câmbio manual de cinco marchas e sem a opção do Dualogic) é o recém-chegado no "pedaço".

Para mostrar sua força, a Fiat equipou o hatch com direção hidráulica, freios ABS, air bag duplo, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas, além de um novo display digital em TFT no painel de instrumentos, volante com regulagem de altura e rádio CD com MP3-Player e USB.

Já a Volks apostou suas fichas - quase todas - no jogo de cintura do motor 1.0 de três cilindros (há a opção automatizada i-Motion) e no visual divertido e personalizável do up!. A versão White sai por R$ 39.390 e já vem com os obrigatórios air bag duplo e freios ABS com EBD, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e fixação de cadeirinha para crianças com Isofix. Tem ainda direção elétrica e ar-condicionado.

Nenhum dos dois carros entra na seara dos veículos tecnológicos. São práticos, funcionais para o uso urbano, bem equipados e de parco espaço para levar confortavelmente quatro passageiros e o motorista. Para andar bem, é melhor com quatro pessoas. Assim, ambos os hatches sobram na cidade como também em viagens de curto trajeto.

Na medição do computador de bordo, o Uno Evolution ficou, na média, dos 12 km/litro. Já o up! funciona na faixa dos 16 km/litro.

Compactos, o Uno e o up! levam 290 litros e 285 l, respectivamente.

Publicações relacionadas