CIDADES


27/04/2009 às 19:41
| ATUALIZADA EM: 27/04/2009 às 22:17

Ex-PM acusado de matar garota de 4 anos é condenado a 30 anos de prisão

A TARDE On Line*

Ex-cabo da PM foi condenado à pena máxima por júri popular

O ex-policial militar Pedro Carlos Lucas da Silva, conhecido como Cabo Lucas, foi condenado a 30 anos pelo assassinato de Samanta Alves Pereira Baldoíno, de 4 anos, em julgamento que durou mais de dez horas nesta segunda-feira, 27. O pedido do promotor Antônio Luciano Assis pela pena máxima para o ex-PM foi aceito por unaminidade pelo júri e Silva foi condenado a 20 anos pelo homicídio da menina e a 10 anos pela tentativa de assassinato de Ariela Santos, tia da garota. Na leitura da condenação, o juíz Vilebaldo de Freitas destacou que "o réu mostrou uma ferocidade abominável". A família da menina comemorou emocionada o resultado.  
 
Marcado para começar às 8h30, o julgamento presidido no Fórum Ruy Barbosa foi iniciado por volta das 9h com o depoimento de Ariela, presente no dia do assassinato. Segundo a testemunha, a menina estava sentada em uma balaustrada de sua casa quando o PM passou discutindo com um vizinho. Ariela Santos contou que o cabo tropeçou e a menina riu, o que teria motivado a agressão.
 
O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves Roussan (Cedeca) esperava que o júri popular condenasse o Cabo Lucas à pena máxima de 30 anos pelo o crime de homicídio qualificado, a defesa do acusado trabalhou pela absolvição por falta de provas. De acordo com testemunhas, o crime teria sido motivado porque o acusado, supostamente bêbado, estaria incomodado com o barulho na rua. Ainda de acordo com moradores do local na época, o militar reformado teria saído de casa transtornado e atirando. Um dos disparos teria atingido a criança Samanta.
 
Durante o julgamento, o advogado de defesa, Vivaldo do Amaral Adaes, alegou que faltavam provas para comprovar a autoria do crime. “A suposta arma não foi localizada, a munição não foi periciada”, afirmou Adaes. Ainda de acordo com o advogado, Lucas teria saído de casa debaixo de tiros disparados pela família da criança.

*Com informações de Samuel Lima e colaboração de Sylvia Verônica. 


http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1133350