Em momentos distintos, Bahia tem sequência de jogos contra o Grêmio | A TARDE
Atarde > Esportes > E.C.Bahia

Em momentos distintos, Bahia tem sequência de jogos contra o Grêmio

Tricolores se enfrentarão em partidas pelo Brasileirão e Copa do Brasil

Publicado terça-feira, 27 de junho de 2023 às 06:00 h | Autor: Junior Almeida
Everaldo tem oscilado na temporada, mas ainda é o 9 titular
Everaldo tem oscilado na temporada, mas ainda é o 9 titular -

No ano passado, três pontos de diferença. Na atual temporada, apenas até o momento, são onze. Esse é um pedaço do panorama comparativo entre o desempenho de Bahia e Grêmio em 2023. Após subirem juntos na série B, as realidades na Primeira Divisão têm sido bastante distintas.

Diferentes, os dois ‘mundos’ terão uma maratona de embates nas próximas semanas. Com jogos válidos pelo Brasileirão e Copa do Brasil, as equipes se enfrentarão três vezes em um curto período de onze dias. 

A primeira partida será no dia 1º de julho, neste sábado, pela Série A do  Brasileirão, torneio onde os gaúchos ocupam, atualmente, a segunda colocação, com 23 pontos somados. O Esquadrão, por outro lado, é apenas o 14º, com 12 pontos, e tem penado para se afastar do Z-4.

Os duelos seguintes ocorrerão pelo mata-mata nacional. Pelas quartas de final da competição, os clubes se enfrentam nos dias 4 e 12 do mês que vem. O primeiro jogo terá como palco a Arena Fonte Nova, enquanto o de volta será na Arena do Grêmio.

Em realidades totalmente opostas, a vaga na semifinal pode ser um trunfo para o Bahia diminuir a diferença em relação ao rendimento das duas equipes. Juntos na tabela de 2022, onde o Tricolor baiano foi terceiro e o gaúcho se sagrou vice-campeão da Segundona, nos dias atuais os dois vivem em patamares de desempenho muito distantes.

Pistoleiro imortal

Por mais que pareça, o caminho do Grêmio até aqui não foi nada fácil. A campanha na série B do ano passado já havia encontrado dificuldades no caminho. Não à toa, depois de começar o campeonato com Roger Machado, em setembro a mudança chegou. O clube trouxe de volta Renato Gaúcho, ídolo máximo da equipe e ex-técnico do Esquadrão.

Após ‘roer o osso’ para subir, o treinador recebeu presentes em 2023. O maior deles foi o centroavante Luis Suárez. Ídolo do Barcelona e campeão de tudo, o uruguaio era a peça que faltava na cereja do bolo no projeto de Portaluppi.

O retorno em campo do ‘Pistoleiro’ é indiscutível. Liderados pelo veterano, que apesar de  conviver com problemas físicos já marcou quatro gols no Brasileiro, o elenco gremista vem de vento em popa.

Nos últimos cinco jogos do Brasileirão, o clube perdeu apenas um e venceu todos os quatro. No período, o único rival capaz de bater a equipe foi o Flamengo, ao ganhar por 3 a 0, no Maracanã. Esse foi uma das poucas derrota que tiveram. Além dessa partida, registram apenas outras duas, que ocorreram contra Palmeiras e Cruzeiro.

Campeões do estadual, após bater o Caxias na decisão, segundo colocado isolado do Campeonato Brasileiro e classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. De fininho e em silêncio, o Grêmio vem brigando ‘nas cabeças’ de todos os torneios.

Pelo lado do Esquadrão, a situação é mais complexa. Nos cinco jogos mais recentes pelo Brasileirão, conseguiu apenas um triunfo, contra o Palmeiras. O resultado foi ótimo, tendo em vista o rival que teve pela frente, mas ainda não foi suficiente para trazer tranquilidade na tabela de classificação. 

O ano, até aqui, é instável. Eliminado no Nordestão, foi campeão baiano. Chegou até as quartas de final da Copa do Brasil, porém, segue lutando para chegar na primeira página da Série A. Em contextos opostos, os dois tricolores vão ter história pra contar.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS