Lives ganham espaço no mundo dos negócios | A TARDE
Atarde > Empregos & Negócios

Lives ganham espaço no mundo dos negócios

Publicado domingo, 10 de maio de 2020 às 08:00 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Priscila Dórea*
Carolina, da Divina Parede, passou a investir mais na internet | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE
Carolina, da Divina Parede, passou a investir mais na internet | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE -

Tem se tornado cada vez mais difícil entrar no Instagram e não encontrar uma ou dez transmissões de lives sendo feitas. E outras acontecendo no YouTube. As lives ganharam grande espaço na vida da população mundial durante a quarentena, e não apenas para entretenimento – essa área já bateu recordes –, mas também para compartilhar conhecimento e aproximar o cliente de seu negócio.

É evidente que o consumo de internet aumentou durante o isolamento, afirma o professor, analista pleno de performance digital e proprietário da Floris Digital, Florilson Santana. “Pesquisas do Google apontam um aumento nas buscas que levam as pessoas a aprenderem algo, desde receitas até cursos formais. Hoje as pessoas estão mais abertas e disponíveis para comprar e consumir conteúdos de longa duração na internet”.

No entanto, quando falamos da criação de conteúdo para negócios, a transição do físico para o online pode gerar dificuldade e estranheza, afirma Karina La Farina, sócia-proprietária da luderia (loja especializada em jogos de tabuleiro) São Jogue. “Tivemos sorte nesse sentido. Entendemos que a presença nas redes sociais é muito importante para o estabelecimento da marca e conexão com os clientes, então o engajamento era forte desde o início”.

Desafios de adivinhação, partidas de jogos em dupla, partidas de RPG, convidados falando de cultura pop... As lives são intensas e divertidas, e a primeira foi ao ar um dia antes do decreto que fecharia os shoppings por 15 dias. “Na nossa inocência, realmente não acreditamos que a quarentena iria durar tanto, e na primeira nos comprometemos a realizar uma live por dia. Então hoje estamos aqui: mais de 40 dias de quarentena criando lives todos os dias e tendo uma recepção maravilhosa”.

E, no meio de tudo isso, a luderia continua funcionando home office, com as vendas dos jogos acontecendo por delivery, assim como o aluguel de jogos, que são higienizados e entram em sua própria quarentena quando são devolvidos. “É uma forma de manter os negócios e, ao menos tempo, levar um pouco de leveza e entretenimento para as pessoas durante esse período difícil”, ela conta. 

A pandemia exigiu adaptação dos negócios, e essas mudanças podem render bons frutos, pelo menos é o que tem percebido Carolina Daltro, proprietária, junto com a irmã Gabriela Daltro, da loja de papéis de parede Divina Parede. Com o isolamento, elas começaram a focar em fotos, vídeos e dicas nas redes sociais. A demanda foi aumentando e Carolina começou a enxergar um nicho que ainda não tinha explorado.

“Modelo promissor”

A primeira live foi ao ar semana passada e a transmissão girou em torno dos papéis de parede que a loja tem para pronta entrega e no poder deles no que diz respeito a dar novos ares à casa, tudo sem sujeira, barulho ou cheiro forte. A próxima já está agendada e contará até com demonstração de como aplicar os papéis. A loja está aberta para atendimento agendado (apenas um cliente por vez), assim como é possível marcar horário para o atendimento virtual.

“Precisei reformular e me enquadrar em um modelo novo que tem se mostrado muito promissor. Já na primeira live consegui enxergar uma possibilidade de  mercado que sempre esteve ali e que eu não explorava. Hoje temos planos para esse mercado virtual, mas sem abandonar as raízes do atendimento presencial, com muitos abraços, conversas e boas risadas”, afirma Carolina.

Já para o fotógrafo Lukas Cravo, as lives têm ajudado na divulgação e visibilidade de seu negócio, o Estúdio Lukas Cravo. “A última live que fizemos foi a convite da Escola Baiana de Fotografia, e falamos sobre o ateliê e o processo de impressão, montagem e conservação. A aceitação tem sido ótima, o público tem adorado e ficando supersatisfeito em tirar suas dúvidas”,  conta.

Especialista em impressão fineart, os temas das lives giram em torno do mundo da fotografia e desse processo de impressão. Lukas explica que esse é um assunto extenso e que, por mais que hoje seja muito conhecido, ainda gera inúmeras dúvidas. “Mesmo os fotógrafos profissionais ainda têm muitas dúvidas de técnicas que estamos buscando esclarecer nas lives”.

*Sob supervisão da  editora Cassandra Barteló

Publicações relacionadas