publicidade
Notícias
Multimídia
Blogs
Especiais
Classificados
Carnaval 2010
Principal
Últimas
Mundo
Brasil
Cidades
Cultura
Cinema
Esporte
Política
Economia
Tempo
Vestibular
Pós-Graduação
Áudios
Fotos
Infografias
Vídeos
Caderno 2+
Cidadão Repórter
Ciência e Vida
Concursos
O Ferrão
Mundo Afro
Política & Cidadania
Revista Muito
[ Outros blogs » ]
Sustentabilidade
Futuro da Água
Emergências Médicas
A TARDE Educação
Home
ClassiAutos
Imóveis e Cia.
Empregos
Tecnologia
Tudo +
Espaço Corretores de Imóveis
Anuncie
Início
Noticias
Vídeos
Fotos
Comunidade
Circuito
Serviços
|
contato
mapa do site
RSS
|
Assine
Anuncie
ECONOMIA
todas as notícias de
ECONOMIA
24/11/2009 às 19:34
|
COMENTÁRIO (0)
STJ suspende ações por perdas com planos econômicos
Agência Estado
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que todas as ações individuais de poupadores que reivindicam o pagamento de perdas decorrentes de planos econômicos devem ficar suspensas até que seja tomada uma decisão sobre o assunto em ações coletivas. Há estimativas de que existam cerca de 700 mil ações individuais nas quais correntistas cobram supostos prejuízos.
O STJ concluiu que no caso de existir uma ação coletiva instaurada antecipadamente todos os processos individuais referentes ao caso devem ficar suspensos até que o tribunal analise qual índice de correção deve ser aplicado.
O Tribunal chegou à essa conclusão ao julgar um recurso de um correntista que teve a sua ação suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. De acordo com o poupador, esperar que o Judiciário decida a ação coletiva pode adiar a conclusão do seu processo.
No seu voto, o ministro relator, Sidnei Beneti, afirmou que o sistema processual brasileiro vem buscando soluções para o julgamento de processos repetitivos. Segundo ele, depois do julgamento da ação coletiva, o processo individual poderá ser julgado logo, de acordo com o entendimento que prevaleceu no julgamento da ação civil pública.
"O enfoque jurisdicional dos processos repetitivos vem decididamente no sentido de fazer agrupar a macro-lide neles contida, a qual em cada um deles identicamente se repete, em poucos processos, suficientes para o conhecimento e a decisão de todos as aspectos, de modo a cumprir-se a prestação jurisdicional sem verdadeira inundação dos órgãos judiciários pela massa de processos individuais, que, por vezes às centenas de milhares, inviabilizam a atuação judiciária", afirmou Beneti durante o julgamento.
AVALIAÇÃO:
0 voto
Imprimir
Enviar
Fale com a redação
COMENTE ESSA MATÉRIA
0 comentário
O que você achou desta matéria?
Seu Comentário:
nome:
e-mail:
mensagem:
toques
Redesenhar Imagem
ÚLTIMAS
15:18 -
Concorrência limita impacto dos juros, diz Provar
15:16 -
Consumo de combustíveis no País cresce 2,7% em 2009
15:04 -
Em Minas, Lula critica Aracruz Celulose
13:42 -
ICV foi maior para família de renda intermediária
13:22 -
Stephanes não vê solução para escoar safra de MT
13:18 -
Diferença de preço de remédios chega a 1.400% em SP
veja mais
5 + LIDAS
Honda alerta que recall da Toyota pode afetar a todos
- (2088 pessoas leram esta matéria)
Receita libera consulta a lote do IRPF 2008 e 2009
- (1094 pessoas leram esta matéria)
Dieese: mínimo deveria ser de R$ 1.987,26 em janeiro
- (658 pessoas leram esta matéria)
Preço da cesta básica em Salvador tem a 2ª maior alta do país
- (587 pessoas leram esta matéria)
Sob pressão, Toyota eleva recall a 8,5 milhões de carros
- (458 pessoas leram esta matéria)
Rua Prof. Milton Cayres de Brito nº 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570.
Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800
Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.