Busca interna do iBahia
HOME > cultura > EXPOSIÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXPOSIÇÃO

Obras de Eckenberger estão em mostra no Palacete das Artes

Eduarda Uzêda

Por Eduarda Uzêda

03/05/2018 - 10:07 h
O criador Reynaldo em meio às suas criaturas
O criador Reynaldo em meio às suas criaturas -

O artista visual argentino que era radicado no Brasil Reinaldo Eckenberger ganha nova homenagem. Desta vez com a exposição com seu nome que será aberta nesta quinta-feira, 3, às 19 horas, no Palacete das Artes, em Salvador.

A mostra, que fica em cartaz até 10 de junho, sempre de terça a sexta-feira das 13h às 19h, e sábado, domingo e feriados das 14h às 18h, expõe mais de 300 peças, que representam as diversas fases e a multiplicidade de linguagens da trajetória do artista, falecido em agosto passado aos 78 anos de idade.

Tudo sobre Exposição em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ele utilizava, entre outras técnicas, a pintura, o desenho e a colagem. Materiais como o plástico, o gesso, o pano e a porcelana, presentes em muitos bibelôs de sua coleção, também fazem parte da coleção e podem ser conferidos pelo público na mostra.

Oportunidade rara

"É uma última oportunidade de conferir o acervo de um artista singular. A maior parte das peças segue para a Coleção Treger/Saint Silvestre, no Museu Oliva Creative Factory, SJM, em Porto, Portugal", afirma o diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro, que lembra que Eckenberger doou seu trabalho ainda em vida. Durante a exposição será exibido um vídeo do argentino em seu processo laboral.

Murilo destaca a simplicidade do artista que gostava de garimpar coisas em espaços não convencionais, acrescentando que o que mais se destaca na obra de Eckenberger é seu "trabalho autoral, original, pleno de humor e ironia".

Eckenberger, que era homossexual assumido, não tinha problema com a sexualidade plural. Os falos, a lingua em riste, os peitos de fora eram apresentados em várias peças.

Curadoria

"O excesso é antes um princípio definitivo que opera em todas as fases, linguagens e suportes utilizados ao longo de uma trajetória artística reconhecida e absolutamente singular em 50 anos de atividades", afirma a curadora da exposição, Luciana Accioly, no catálogo da exposição.

"Na fase dos bonecos de trapos (1976-2000), Eckenberger demonstra mais uma vez um maior alinhamento com a arte internacional, e na esteira da pluralista arte feminista da década de 70, afinada com as políticas das diferenças, experimenta matérias-primas e técnicas artesanais e ainda traz para a ordem do dia questionamentos sobre sexualidade, corpo, gênero, erotismo, memória e infância", completa.

Quando fez 50 anos de trajetória artístico, em 2016, um anos antes de sua morte, Eckenberger, durante entrevista em A TARDE, contou que não concluiu, mas estudou arquitetura, artes plásticas e artes cênicas. Ele chegou a criar cenários, mais tarde marionetes e, depois, bonecões.

Em algumas peças, o visitante pode ver esta influência não só nos teatrinhos construídos como na dramaticidade e no gosto pelo grotesco, além da comicidade

Para a curadora, "nenhum rótulo, entretanto, é capaz de conter a irrefletida e irrefreável imaginação do artista". A exposição, realização da Trevo Produções, tem apoio do Consulado Geral da Argentina na Bahia e Casa Martín Fierro, Associação Cultural Argentino-Brasileira da Bahia.

>> Exposição Reinaldo Eckenberger / Hoje, às 19h / Visitação: ter a sex, das 13h às 19h, e sáb, dom e fer, das 14h às 18h / Até 10 de junho / Palacete das Artes / 71 3117 6987 / Rua da Graça, 284 – Graça / Entrada franca

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O criador Reynaldo em meio às suas criaturas
Play

Exposição celebra os 30 anos do cartunista Cau Gomez na Bahia

O criador Reynaldo em meio às suas criaturas
Play

Fechada durante a pandemia, Casa do Benin lança mostra virtual

O criador Reynaldo em meio às suas criaturas
Play

Exposição sobre os Rolling Stones será inaugurada em 2016 e vai percorrer o mundo

x