Nos 20 anos da ABAF o PIB baiano marcou presença, Arthur Lyra junto | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

Nos 20 anos da ABAF o PIB baiano marcou presença, Arthur Lyra junto

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Publicado sábado, 13 de abril de 2024 às 00:00 h | Autor: Levi Vasconcelos
Imagem ilustrativa da imagem Nos 20 anos da ABAF o PIB baiano marcou presença, Arthur Lyra junto
-

Os 20 anos da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) foram celebrados ontem no restaurante Amado, na Contorno, com honras e pompas. Empresários de todos os segmentos estavam lá. E políticos também, tendo como estrela principal o presidente da Câmara, Arthur Lyra (PP-AL).

O segmento é forte e só cresce. Com 700 mil hectares hoje, dos quais 400 mil para preservação, representa 5% dos impostos baianos e 6% do PIB estadual. Mas nos próximos oito anos a previsão é de que o Brasil terá a bolada de R$ 80 bilhões e a Bahia está na fila para levar boa fatia.

Mas a presidente da ABAF, Mariana Lisboa, no seu discurso ontem colocou a questão da mulher em primeiro plano. Disse que ela é a primeira mulher a ocupar o comando. E mostrou uma sucessão de fotos com apenas ela de mulher rodeada de homens, para exemplificar o cenário do momento.

Exemplo —Ironicamente, na hora do almoço Mariana sentou-se numa mesa com 17 pessoas, só ela de mulher. Mas ainda no discurso já lembrava:

— Ruy Barbosa, o maior dos baianos, já dizia: ensiná-se com palavras e com exemplos, mas muito mais com exemplos. Eu espero ser exemplo.

Lá estavam também o vice-governador Geraldo Jr (MDB), o secretário da Agricultura, Tum, os deputados federais Adolfo Viana (PSDB), Elmar Nascimento (UB), Antonio Brito (PSD), além de ACM Neto e dos estaduais Tiago Correia (PSDB) e Eduardo Salles (PP). O ministro Rui Costa (Casa Civil) estava sendo aguardado. Furou.

Colaborou: Marcos Vinicius

Antonio Brito e Elmar, os dois presidenciáveis, frente a frente

Na festa da ABAF ontem os deputados federais Antonio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (UB), os dois baianos citados como presidenciáveis na Câmara dos Deputados, estiveram lado a lado, mas o link da disputa ficou mesmo entre jornalistas.

Elmar estava acompanhando o amigo e principal eleitor, o atual presidente Arthur Lyra (PP-AL), que chegou atrasado e quase não falou com a imprensa. Já Antonio Brito falou.

A pauta principal ainda foi a votação na Câmara para manter preso ou não o deputado Chiquinho Brazão, do Rio, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Elmar votou não e ao que dizem, se prejudicou com isso. E Brito votou sim, mas preferiu manter a cautela.

— Meu partido, o PSD, preferiu deixar com a consciência de cada um. Eu votei sim, mas prefiro tratar o caso com a serenidade que ele requer.

Zé Neto lança a sorte em Feira

Com o lema União por Feira: agora é outra história, o deputado federal Zé Neto (PT) lança hoje a sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana com Jerônimo lá.

Zé Neto vai para a sua sexta tentativa de tornar-se prefeito e o agora é outra história é a pretensão de quebrar o ciclo de cinco derrotas. Tem como adversário principal o ex-prefeito Zé Ronaldo (UB), além do deputado Pablo Roberto (PSDB).

PSB se reúne para avaliar o bafafá com Igor Kanário

A executiva estadual do PSB. partido presidido na Bahia pela deputada federal Lídice da Mata, se reúne hoje (14h) para discutir o furdunço envolvendo a filiação do cantor Igor Kanário. Por 14 votos a 2 a Executiva Municipal decidiu quarta não aceitar a candidatura dele, que rompeu com o prefeito Bruno Reis e filiou-se ao partido numa articulação feita por Rodrigo Hita, 1º secretário da Executiva Estadual e candidato a vereador em Salvador.

O assunto sacudiu o PSB. Indagada ontem sobre como recebeu a notícia, a deputada estadual Fabíola Mansur foi direta ao ponto:

— Recebi a notícia com surpresa desagradável. O pragmatismo eleitoral tem limites. E esses limites foram ultrapassados.

Publicações relacionadas