CINEINSITE
A história do político Rômulo Almeida pelo olhar do irmão

Por Érica Fernandes
O cinema independente do argentino Carlos Pronzato ocupa a Sala Walter da Silveira nesta quarta-feiar, às 19h, com o lançamento do seu novo documentário, Rômulo Segundo Aristeu. O filme conta a vida do político, economista e professor Rômulo Almeida, através do depoimento de seu irmão Aristeu Almeida.
A sessão será acompanhada da exibição de outra obra da autoria de Pronzato, Dívida Pública Brasileira: a Soberania na Corda Bamba, de 2014. Após os filmes, haverá um debate com a participação do diretor e de Fernando Alcoforado, engenheiro pensador.
Aspectos da vida
Com duração de 30 minutos, o filme mostra, através de fotos e o depoimento do irmão economista Aristeu, alguns aspectos da vida do político baiano.
Rômulo Almeida foi um dos idealizadores do Polo Petroquímico de Camaçari, do Porto e do Centro Industrial de Aratu, notabilizando-se também no planejamento e desenvolvimento de obras importantes para a Bahia, a exemplo da Chesf e a BR-116 (Rio-Bahia).
Nos anos 1950, Rômulo participou também da criação da Petrobras e integrou o Gabinete Civil da Presidência da República, no segundo governo de Getúlio Vargas, para organizar a Assessoria Econômica.
"Eu venho trabalhando desde 2011 sobre alguns centenários de personagens contemporâneos, como Carlos Marighella, Jorge Amado, Pierre Verger. São pessoas que
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



