A Polícia Federal deportou quinta-feira a noite, 6, oito espanhóis - cinco homens e três mulheres - que tentavam ingressar no Brasil. Eles desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador em um vôo da companhia Air Europa, entretanto não preencheram os requisitos de imigração e tiveram que retornar para Madri no mesmo avião em que vieram.
Os espanhóis deportados não tinham passagem de volta para a Espanha nem apresentaram cartão de crédito ou uma renda mínima de 60 dólares para gastar por dia no Brasil. Eles permaneceram pouco mais de uma hora em Salvador até serem enviados de volta para a Espanha.
No mesmo dia, uma operação similar foi realizada no aeroporto de Madri por autoridades da imigração espanhola. Um grupo com 30 brasileiros foi detido. Todos foram obrigados a retornar ao Brasil no período de 24h.
Os brasileiros desembarcaram por volta das 7h20 nesta sexta-feira, 7, no aeroporto aeroporto internacional de Guarulhos em São Paulo. O setor de imigração da Polícia Federal da Bahia informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a operação no Brasil não foi realizada com intuito de represália.
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 600 brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha em janeiro e fevereiro desse ano. Em 2007, foram três mil brasileiros barradados por suspeita de imigração irregular.
O embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidro, negou discriminação contra latino-americanos. Alegou que os brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha devido a exigências burocráticas estabelecidas pelo setor de imigração da União Européia.
Para ter acesso a União Européia, o setor de imigração solicita comprovação de renda mínima de 57 euros por dia, ou seja, quase R$ 150, reserva em hotel, passagem de retorno ao país de origem, cartão de crédito e explicação sobre o motivo da viagem.