Atarde Online

publicidade


VESTIBULAR


todas as notícias de VESTIBULAR
07/10/2009 às 01:34
  | ATUALIZADA EM: 20/10/2009 às 14:58 | COMENTÁRIOS (8)

Adiamento do Enem muda datas de vestibulares baianos

Juracy dos Anjos, do A TARDE

Claudionor Júnior / Agência A TARDE
Estudantes aproveitam para repassar conteúdos
Estudantes aproveitam para repassar conteúdos

Por coincidirem com a nova data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – marcadas para  5 e 6 de  dezembro, a partir de 13 horas –, três universidades baianas alteraram os dias dos seus vestibulares. A Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que aplicaria as provas em 6 e 7 de dezembro, informou que as avaliações irão acontecer em até uma semana após o Enem. Segundo Amélia Tereza  Maraux, vice-reitora da Uneb, a nova data  será publicada nos próximos dias.

A Escola Bahiana de Medicina e a Universidade Católica de Salvador (Ucsal) também alteraram as suas seleções. A Ucsal vai ter provas nos dias 28 e 29 de novembro, enquanto a Bahiana ainda não tem dia previsto. No País, mais sete universidades mudaram suas provas: UFSC (Santa Catarina), UnB (Brasília), UEL (Londrina), Unesp (São Paulo), UFJF (Juiz de Fora), UFMG (Minas Gerais) e UFC (Ceará).

O mesmo aconteceu com as datas dos concursos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) –  que aconteceria em 6 de dezembro e foi adiado para o dia 13 do mesmo mês  – e da Receita Federal, que não divulgou a nova data.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou anteontem que a Fundação Cesgranrio e o Cespe, ligado à UnB, serão os responsáveis pelas novas provas do Enem. Irão substituir o Connasel, consórcio que havia vencido a licitação e que tinha a liderança da empresa baiana Consultec.

Maratona - Nesta terça, no início da noite, a reportagem de A TARDE conversou com estudantes do curso pré-vestibular social Pierre Bourdieu que vão fazer o Enem e também os vestibulares da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Uneb.

Um consenso entre os vestibulandos é que, apesar de cansativo, submeter-se às três avaliações é importante. Segundo Douglas Apolônio, 18 anos, a proximidade das provas fará com que os estudantes enfrentem  uma prova ainda maior, a da resistência.

“Haverá um grande desgaste físico e psicológico, mas não desistir do Enem é importante porque, se não passar na Ufba e na Uneb – Deus me livre! –, existe a possibilidade de concorrer a uma vaga numa instituição privada”, avalia o estudante.

A colega dele Tamires Borges, 17, diz que será preciso otimizar o tempo: “O excesso de provas, talvez, canse-me, por conta do estresse, mas estou me preparando”.

Denis Gama, diretor pedagógico da Pierre Bourdieu, acredita que, devido à maratona que se anuncia, um percentual maior de estudantes deve  deixar de fazer o Enem. “Acredito que isso aconteça por conta da proximidade das provas. Recomendo que os vestibulandos priorizem o que mais desejam, mas que não deixem de fazer  o Enem”, pede Gama, dizendo que,  agora, o importante é manter a tranquilidade.

“Os alunos devem se manter calmos e não buscar estudar tudo de uma só vez, como forma de tentar obter bom resultado, porque não ocorrerá, pelo contrário, pode até prejudicar”, aconselha o diretor pedagógico.

    AVALIAÇÃO: Ruim Média Boa 0 voto
  • Imprimir Imprimir
  • Enviar Enviar
  • twitter  del.icio.us  digg  technorati  yahoo meneame wikio sonico
  • Fale com a redação Fale com a redação

NOTÍCIAS RELACIONADAS




COMENTE ESSA MATÉRIA  8 comentários

O que você achou desta matéria?

Rafaela (07/10/2009 - 12:03)

Acredito q o governo junto ao ministério da educação tomará medidas mais justas. Afinal em situações como estas n cabe ser justo apenas com alguns. Afinal estamos em meados de tempo de política e isso seria um alvo desfavoravel para os atuais homens no poder, sendo assim tenho certeza que eles buscarão agradar a gregos e tróianos. Pois apresentar soluções justas e medidas eficazes deve ser modelos de qualquer gorverno. Pois todos nós possuímos direito de igualdade

Rafaela Garcia (07/10/2009 - 11:52)

Pelos comentários anteriores e tantos outros acredito que é possível realizar a tão almejada prova do ENEM sem que haja prejuízo para ambas as partes, como já fora proposto a prova deveria ser feito no começo do mês de novembro, no fim de dezembro, ou durante os dias utéis da semana, seria + justo com todos. Até porque os agentes causadores da fraude já foram descobertos, o que implica que não há necessidade de tanto adiamento de datas. POis isso está prejudicando estudantes de todo o país

Vilma Sampaio Santana (07/10/2009 - 10:21)

Que confusão o ministro causou, as faculdades estão desesperadas para encontrar uma nova data para aplicar suas provas.

Oállasi Santana Amorim (07/10/2009 - 10:18)

O ministro da educação deveria realizar o Enem no meio da semana, assim não criaria tamanha cunfusão. Desta forma teremos que optar por uma faculdade, pois irá coincidir vários vestibulares.

Emerson Ribeiro Campos (07/10/2009 - 08:55)

Acredito que por detrás do roubo da prova do ENEM exista alguma armação orquestrada. Neste país, onde coisas absurdas acontecem, poderá haver uma má intenção tramada. Não sei, tenho receio. Quem sabe, um dia a bomba estoura. Neste país do "mensalão" tudo pode acontecer.

Lilian Alves Sampaio Dos Santos (07/10/2009 - 08:42)

Depois da divulgação da nova data do ENEM, fiquei com uma dúvida. Como poderei realizar em um único dia duas provas? Isso porque a prova do IBGE está agendada para dia 06/12, ou seja, 2º dia de prova do ENEM. Como isso será resolvido? Será marcada uma nova data para o concurso do IBGE? Alguém tem informações à respeito? Se souberem de qualquer mudança postem, por favor! Grata!!

Clesid Rangel (07/10/2009 - 07:48)

acredito que na ampla diversidades de cada unidade de ensino, todos eses casos seram bem ministrados a plena queda do exame sera apenas um ganho a mais para se preparar

Seu Comentário:

nome:
e-mail:
mensagem:

toques


Rua Prof. Milton Cayres de Brito nº 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800
Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.