Atarde Online

publicidade


CIDADES


todas as notícias de CIDADES
20/05/2009 às 06:39
  | ATUALIZADA EM: 20/05/2009 às 16:55 | COMENTÁRIOS (64)

Rodoviários aprovam greve em primeira assembleia da categoria

George Britto | A TARDE*

voltar | avançar

Arestides Baptista | Agência A Tarde
Categoria paralisou atividades entre 4h e 7h
Categoria paralisou atividades entre 4h e 7h
Arestides Baptista | Agência A Tarde
Quem conseguiu pegar coletivo, viajou no aperto
Quem conseguiu pegar coletivo, viajou no aperto
Arestides Baptista | Agência A Tarde
Categoria avisou que ia parar, mas ainda teve gente pega de surpresa
Categoria avisou que ia parar, mas ainda teve gente pega de surpresa
Arestides Baptista | Agência A Tarde
Garagem lotada: ônibus só puderam sair a partir das 7h
Garagem lotada: ônibus só puderam sair a partir das 7h

>> Você concorda que rodoviários parem a cidade para conseguir aumento?

Os rodoviários que participaram da primeira assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 20, na sede do Sinergia, na Avenida Sete, aprovaram a realização de greve por tempo indeterminado, mas a categoria programou para as 15 horas uma nova assembleia para confirmar a paralisação total do transporte público em Salvador.  O encontro desta tarde é intinerante, saindo do Sinergia em passeata pela cidade.

De acordo com Ubirajara Sales, cerca de 500 motoristas e cobradores participaram do encontro iniciado por volta das 10h. Ele disse que, se a maioria aprovar a greve, o serviço deve ser interrompido entre segunda-feira, 25, e terça, 26, depois do cumprimento de prazo legal de 72 horas. A categoria reivindica reajuste salarial de 12%, mas o patronato ofereceu 3% na mesa de negociação desta terça.

Antes da assembleia, os rodoviários impediram a saída dos ônibus das garagens das 4h às 7h. Sete empresas ficaram sem rodar, totalizando cerca de 1.100 ônibus e seis mil rodoviários, de acordo com o presidente do sindicato que representa a categoria, Manoel Machado. Eles fizeram pequenas assembleias nas garagens da BTU, Ilha Tropical-Capital, Expresso Vitória, Central, Joevanza, Vitral e Verdemar, em que aproveitaram para também votar o indicativo de greve.

A paralisação de três horas pegou muitos usuários de surpresa. O agente público Ailson Lima foi um desses passageiros que chegou a Estação Pirajá em busca do transporte coletivo. "Cadê os ônibus?", questionava o rapaz, sem saber o que estava acontecendo. Ele chegou às 5h30 prevendo que pegaria o ônibus da Expresso Vitória para Brotas às 5h40, mas teve que esperar.

Os motoristas da empresa Vitral, ao fim da paralisação de três horas, decidiram sair da garagem com todos os veículos ao mesmo tempo, congestionando a Ladeira do Cabula, sentido Rótula do Abacaxi.

*Com redação de Paula Pitta | A TARDE On Line

    AVALIAÇÃO: Ruim Média Boa Boa 13 votos
  • Imprimir Imprimir
  • Enviar Enviar
  • twitter  del.icio.us  digg  technorati  yahoo meneame wikio sonico
  • Fale com a redação Fale com a redação

NOTÍCIAS RELACIONADAS




COMENTE ESSA MATÉRIA  64 comentários

O que você achou desta matéria?

Anna (21/05/2009 - 11:42)

pq não onibus de graça para população ao inves de greve, sutiria maior efeito junto aos empresarios

Patrícia (21/05/2009 - 06:46)

Eu acredito que os rodoviarios tem que revendicar pelos seu dreitos.fica a sugestão alem dos 30% coloca mais algum onibus de graça para o povo e em fila assim a população ficaria do lado de você.

Paulo Ricardo Oliveira Machado Do Couto (20/05/2009 - 20:31)

deva ocorrer esta greve por tempo indeterminado

Cecilia (20/05/2009 - 19:37)

Infelizmente sempre sobra para oprimidos(povão) q necessita do transporte, e de onde eles vão tirar esse aumento? TARIFA!

Paloma (20/05/2009 - 17:19)

eu acho que todo mundo deveria comprar um carro!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leandro Santos (20/05/2009 - 16:56)

É verdade... Temos na nossa sina a predisposição de cordeiros (mansos cordeiros). É nítido os desconfortos gerados por qualquer movimento de greve, contudo, se fóssemos aguerridos e organizados, antes de qualquer sinal de manifestação a classe patronal postaria-se com uma sensata proposta. Para vencer, temos que aprender a luta e antes de tudo, querer lutar... caso contrário fica da forma que está. O patronato com muitos e os funcionário com quase nada. Pensem nisto.

Nilton Santos (20/05/2009 - 16:53)

Concordo com o Márcio Oliveira, está mais do que na hora do Ministerio Publico procura-se intervir com relação a essa situação de falta de comando na cidade do Salvador, obrigando o sisndicato dos rodoviarios a arcar com os prejuizos sofridos pela população, em situações de paralização dos transportes, sem o cuprimento das leis.

Wania (20/05/2009 - 16:42)

A impressão que fica é que o sindicato tem conchavo com os donos das empresas de onibus, veja bem, eles reividicam salarios, todos os anos, e sempre quem paga somos nos, os usuarios dos transportes, pq atraves disso os donos das empresas aumentam as passagens!!! Isto é uma VERGONHA!!!

Alba Carla (20/05/2009 - 16:41)

Eu concordo com a greve acho muito justo os rodoviarios revindicar seus direitos,afinal se eles ñ fizerem isso nunca vão ter um salario digno,pena que tenha que afetar os menos favorecidos...

Agnes Matos (20/05/2009 - 16:37)

Concordo com a revindicação, mas desde quando não prejudique os outros, neste casao os dependente de coletivo. Tem varias outras formas de revidincar, como uma da sugestão já comentada é "coletivo de graça para população em um determinado intervalo de tempo." Particulamente prefiro que parem logo os ônibus ao inves de paralisação, só assim a populãção não fica na espectativa de um onibus.

Jehová Júnior (20/05/2009 - 16:33)

O direito de greve é legal, porém, obstruir o direito de ir e vim, está na constituição. Todavia, concordo com a greve, devendo a mesma ser direcionada na porta das garagens; nas empresas.

Daiane Araujo (20/05/2009 - 16:32)

è cára colega Alessandra (abaixo), NÓS é quem pagamos por TUDO! ate o salario deles!!! Infelizmente o governo só toma atitudes quando agimos dessa forma, prejudicando a economia parando justamente nos horários de "pico". Acho que estamos enfrentamos mais um grande cáos desde a greve dos estudantes e a paralização da PM e PC em 2001.

Cleverson (20/05/2009 - 16:14)

O governo permite pra pressionar o povo a aceitar novos acrescimos na tarifa de onibus!!!

Elianderson Miranda (20/05/2009 - 16:12)

Alguém tem que pagar. Justo quem? o povo. sou usuário do transporte colietivo em Salvador e ainda assim sou a favor da greve e das paralisações. Qual a forma mais conveniente de se fazer uma greve? Não seria provocando um caos na cidade, para que as autoridades se mobilizassem. Lamentavelmente é assim que funciona com nosso governo. Nas próximas eleições continuem a votar em nossos maravilhosos parlamentares e encham mais as cuecas deles. No final eles vai se lixar pra opinião de vocês.

Marcus Sá (20/05/2009 - 16:00)

A maneira mais eficiente de fazer greve,é chamando a atençao do resto da populçao.E uma maneira eficaz de fazer isso,é deixando de fazer o transporte.As pessoas tem que lembrar que os rodoviarios sao do povo,essa luta é de todos os tralhadores.

Edson Xavier (20/05/2009 - 15:53)

Tem que ter greve mesmo!! O povo brasileiro é muito acomodado e se acostuma facíl com as dificuldades e, é por isso que não tem melhoria no sistema publico. Tem que manifestar causando impacto geral para que outros setores não fiquem omissos as quetões sociais como um todo.

Luis (20/05/2009 - 15:52)

A classe dos rodoviários é muito fraca, as reivindicaçoes nunca são atentidas por completo, sempre quem leva a melhor são os empresários, se a classe pede 12% os empresários oferece no máximo 4% e esses pobres coitados aceitam, dessa forma fatia esses 12% em 03 vezes ou seja no minimo 03 anos seguidos teremos greve.

Luciano Santos (20/05/2009 - 15:47)

Como os únicos prejudicados nesse tipo de paralisação é a população que se utiliza desses meios para seu deslocamento. Deixo aqui uma sugestão, porque a invés deles fazem uma paralisação não libera a passagem pela porta da frente já que eles quem chamar a atenção das autoridades cabíveis na sua empresa e não a da população que só utiliza esse meio para se desloca e na maioria das vezes como os rodoviários ganhar o pão de cada dia.

Alessandra (20/05/2009 - 15:40)

Mais quem paga é o povo..pq a Prefeitura não resolve logo isso, vamos continuar sofrendo com esta expectativa???? Vai parar ou não?!!, como vamosnos deslocar ao trabalho. Ah!! É quem vai pagar o horário que chegamos tarde no trabalho por falta de locomoção???. E o que o governo tem com isso é problema do povo. Pagar por tudo

Jéssica Elaine Oliveira (20/05/2009 - 15:31)

penso que os rodoviários devem sim revindicar os seus direitos salariais,mas de uma forma que ñ venha prejudicar a sociedade dependente de transporte púlblico

Albert F Figueiredo (20/05/2009 - 15:07)

fazer greve eu até aceito, ir em passeata para a rotula do abacaxi e travar o trânsito da cidade toda aí tá errado. e o nosso direito de ir e vir fica onde? cadê o poder público que não toma nenhuma providência?

Anselmo (20/05/2009 - 15:01)

quem sobre é a povo sofredor. pois as nossa autoridade os governates não tão nem um pouco ligado para povo, pois o povo que se esproda. eles tem carro de luxo para e

Sivalda Mascarenhas (20/05/2009 - 14:17)

Concordo com o Marcelo com certeza seria mais eficiente e o apoio da população seria em massa, se eles, os rodoviários transportassem sem cobrar passagens mesmo que fosse por apenas por umas duas horas. E isso sim que seria reivindicar os direitos sem esbarrar no direito da população, já tão sofrida.

Marcio Oliveira (20/05/2009 - 13:41)

Acho que o Ministerio Publico deveria dar uma olhada nessas paralizações e punir com rigor o Sindicato, pois nós usuarios se soubessemos da greve dariamos outra solução para o deslocamento ao trabalho. Quem perdeu o dia de trabalho, quem vai repor os valores descontados? É muita irresponsabilidade para um bando de sacripantas... BASTA!!! O direito de greve é justo, mas a população sempre paga o preço e sempre usando um serviço muito precário.

Valmir (20/05/2009 - 13:36)

a realidade têm que ser dita se os cidadoes não saber vou clarear as suas mentes toda categoria têm sua data base de cauculos anual de perca dos salarios,o pombos sujos dos patroes sabem que isso e um dever sentar com a categoria e resolver essas percas salariais,mas os caras só pensam neles.piram pouco o meu primeiro se todos nós ganhacemos anualmente a metade que esses caras embolsam estariamos sorrindo atoa o salario dos brasileiros é vergonhoso,infelismente temos que arcar com as consequenci

Marcus Sá (20/05/2009 - 13:35)

Estao certos sim.Tem que reenvindicar os seus direitos.Os empresarios tem lucro por cima de lucro e os rodoviarios ficam a mingua.E a populaçao tem que apoiar também,pois melhorando o salario,melhor o serviço prestado.

Lauro Silva (20/05/2009 - 13:13)

eu gostaria sobre o transporte de onibus dobairro engenho velho da fderaçao so onibus velho pessimo ,gostaria de saber do empresario de mudar de empresa que rodar para o engenho velho da federaçao -nazare e empresa central so onibus velho obrigado

Ruan (20/05/2009 - 12:56)

O que mais atrapalha são as paralizações,obriga a população a sair de casa e pegar o transporte lotado, se for pra parar para de vez.

Walter Andrade (20/05/2009 - 12:49)

E o povo paga²!!!

Antonio (20/05/2009 - 12:24)

A greve deveria ser feita de outra maneira, falando nisso quando aumenta o salário dos rodoviários também aumenta a tarifa de transporte e a população que paga, ainda pra pegar ônibus cheios, paga pra esperar 1,2,3 horas para pegar um , paga pra tomar banho de chuva das possas que é feita quando chove na via de transporte e o motorista faz de sacanagem, paga pra andar congestionado olhando o museu que a cidade se tornou caindo aos pedaços por fim pagamos até pra saltar onde o motorista quiser.

Luiz (20/05/2009 - 12:15)

A greve não é o único remédio para se obter os objetivos alcançados junto ao setor patronal, porém é o mais eficaz. O que seria do trabalhador sem o instrumento de greve? Fico revoltado por ficar no ponto esperando muito tempo e chegar atrasado no trabalho, mas sei que por trás há um bom motivo.

David (20/05/2009 - 12:14)

Bem... Descordo que o povo tenha que pagar, mas acho que o povo tb tem que saber a quem cobrar. Todo trabalhador tem direito a fazer greve como forma de pressionar. Inclusive, prefiro essa paralização total do que as paralizações no horário de pico e da manhã que só prejudicam os trabalhadores e não afetam de forma alguma o patronato...

Eliane (20/05/2009 - 12:14)

Sou a favor de greve e paralisação, desde que o foco seja mantido. Todas as vezes que os rodoviários param, sabemos que ua 2 ou 3 dias e depois vem o "cala a boca". Esta classe deveria ser mais valorizada. Quantos já perderam a vida nesta função por falta de segurança? Seria muito bom que todos trabalhassem por 01 semana sem cobrar nada dos passageiros para que as empresas pudessem sentir no bolso o valor do prejuízo. Afinal, uma semana de trabalho paga a maioria dos trabalhadores.!!!

Fernanda (20/05/2009 - 12:06)

Eu acredito que como todo bom trabalhador, é importante sim, correr atrás dos seus direitos...se eles tem a oportunidade de parar uma cidade para impactar a INjustiça, pq não???? Deixo aqui meio apoio, mesmo sabendo que nossos dias serão bastante complicados.....

Diogo Bacellar (20/05/2009 - 12:04)

É incrivel como a maioria de vocês são desinformados. Criticam a categoria sem ao menos entender a situação. A reinvindicãção é justa sim, é um direito deles, se arriscam todos os dias, ganham mal! Tem muitos que são imprudentes, mais onde não há? E eles não podem deixar entrar pela frente pois assim estariam comentendo crime podendo perder o emprego e até mesmo sendo presos! Vão se informar!!!

João Matos (20/05/2009 - 12:00)

Se for para rua e transportar as pessoas de graça ta na rua, as cameras que dizem ser para inibir assaltos só serve para fiscalizar os trabalhadores. Cobrem dos governantes e não dos rodoviários que só querem mais respeito e dignidade.

Rafael Almeida (20/05/2009 - 11:59)

Manda João Henrique Pegar Onibus todo Dia Pra ver se ele vai aguentar, o transporte público de salvador é uma vergonha, os rodoviários estão mais que certos com tantas mortes dentro de onibus eles tem que receber mesmo um salário digno de seu posto tem meu apoio com certeza!!!

Robson Paiva (20/05/2009 - 11:45)

Infelizmente tem que ser assim, é a única forma de fazer pressão com os empresários. Sem ônibus a cidade para. Agora imagine se os rodoviários não tivessem essa forma de pressionar? Com certeza estariam ganhando um pouco mais de um salário mínimo. Empresário no Brasil não está nem ai para os funcionarios, o importante para eles é atingir o máximo de lucro (lê, lê, lê, lê). Não sou rodoviário mas apoio a decisão deles, chega de escravidão.

Adriana De Amorim Fernandes (20/05/2009 - 11:43)

Certamente, que o ideal seria que nem os rodoviários, e nenhuma outra categoria, precisasse fazer manifestações para reivindicar aumento salarial. Pego onibus todos os dias e sei muito bem o que isso significa, mas entendo que esta seja uma forma, se não a única, de chamar atenção das autoridades que andam de carro e que votam e aprovam seus próprios ajustes salariais. Que beleza hein! E a gente ainda se revolta contra os rodoviários, brincadeira...

Antonio Silva (20/05/2009 - 11:30)

concordo, existem muitos furadores de greve, os pelegos, infelizmente é em benefício da população, embora tenha problemas pontual, tudo é com dificuldade, entendemos quando os operários brigam por seus direitos, infelizmente o empresariado não conhece o diálogo e o quanto é bom a democracia, só querem explorar.

I.P.R (20/05/2009 - 11:23)

Concordo plenamente com as paradas e se possível greve dos rodoviário. Já não basta a insegurança que eles vivem no dia-a-dia, ainda tem que aceitar miigalhas dos patrões. Não sou rodoviário, dependendo muito desse meio de transporte, mais como cidadão baiano tenho que apoiar a categoria que pede apenas o que lhe é de direito. E nada de transporta gratuito para o povo, eles trabalharam do mesmo jeito. Tem que parar a cidade para ter o merecido valor. Quero ver se a PM fizer isso o que acontece?

Ricardo (20/05/2009 - 11:17)

Concordo com a colocação do Marcelo pois se os rodoviários repassarem o prejuízo para os empresarios ao invez de repassar para a população com certeza irão alcançar o objetivo deles.

Jarbas Conceicao (20/05/2009 - 11:14)

E um absurdo e povo dizer que e um absurdo fazer greve, É todo mundo pode fazer greve, correios fica mais de um mes parado, policia civil pode ficar e médicos deixa todo mundo na fila dos hospitais, agora que os rodoviários querem seus direitos todo mundo está contra. Vamos parar para pensar...

Alexandro (20/05/2009 - 11:14)

Realmente nunca vi uma classe de trabalhadores, pra pedir tanto aumento quanto a dos Rodoviários, até ai tudo bem. Agora o que não PODE ocorrer é que este aumento seja repassado para os BOLSOS dos usuários dos coletivos, com o aumento ABUSIVO da tarifa. Sem mais.

Antonio Batista Pereira (20/05/2009 - 11:13)

Toda greve que acontece a maior prejudicada e a população da classe media, baixa que não tem recursos proprios para resolverem seus problemas, os empresarios e politicos não estão nem pouco preocupados com a situação a exemplo do Deputado em Brasilia que disse que estava se lixando para opiniao publica.

Tatiana Freitas (20/05/2009 - 11:09)

Sim, eles tem direito de reivindicar seu direitos, porém neste tipo de protestos os únicos prejudicados são os usuários, ou seja, os menos favorecidos.Eles, os rodoviarios, precisam ter coragem para parar de vez, pois só assim atingirão os empresários.

Santos (20/05/2009 - 11:07)

Francisco Me desculpe a sinceridade mas , os medicos e os professores, estudaram muito para ter uma "melhor" remuneração. Qual a relevância de um motorista de ônibus para saúde ou para Educação? Quantos anos uma pessoa estuda para ser motorista? Não venha defender seu sindicato, falando besteira.

Diego Albuquerque (20/05/2009 - 11:06)

A população adora reclamar do constrangimento que todos nós passamos quando acontece uma paralisação desse tipo, mas ninguém para pra se colocar no lugar dos rodoviários. Se o sistema de transporte de Salvador é ruim, a falta de boas condições de trabalho pra essas pessoas também contribui pra isso. Eu acho que tem que fazer greve mesmo e que tome proporções cada vez mais prejudiciais à população pra que todo mundo se mobilize e entre nessa briga. Só assim as autoridades tomam providência.

Marcelo (20/05/2009 - 11:04)

Acredito que se eles fossem para a rua e transportassem as pessoas sem cobrar seria um protesto muito mais eficiente e teria 100% do apoio da população

Adriano (20/05/2009 - 11:03)

Justiça faz greve, o povo paga. Médico faz greve, o povo sofre. Correio faz greve, o povo não sabe. Banco faz greve, o povo não recebe. Policia faz greve, o povo é assaltado. Passagem aumenta, o povo esquece. O político é eleito, o povo é enganado. Rodoviário faz greve, é o culpado... Vá matar outro. Assim não dá. Ô louco.

Ricardo Dantas (20/05/2009 - 10:42)

Os únicos prejudicados nesse tipo de paralização são os menos favorecidos, que não tem outro meio de transporte alem dos ônibus. E o que me deixa mais indignado é que eles só fazem as paralizações nos horários de pico (saida para o trabalho e a tão espereda volta para casa).

Francisco (20/05/2009 - 10:41)

Eu acho que os rodoviarios tem mesmo que fazer a greve porque os empresarios a cada dia estão mais ricos e o trabalhador que acorda de madruga para transportar o população correndo risco de vida por marrar na periferia merece receber um salario digno . Quanto a questão do trasporte não ter conforto a culpa é da prefeitura que não tem usado o seu puder para pedir que os empresarios ofereça um bom serviço, a policia ,os medicos e os professores fazem greve que são mais bem remunerados.

Valeria (20/05/2009 - 10:33)

acho q eles tem o direito de reinvicar mas de forma q n atrapalhe a vida dos trabalhadores!!!

Edna Caldas (20/05/2009 - 10:27)

Eles deveriam protestar deixando todo mundo entrar pela frente, aí sim eles teriam a aprovação da população e a indignação dos patrões!!!Vamos pela porta da frente!!!

Cristiane Nascimento (20/05/2009 - 10:16)

É um absurdo a população ter que passar por este constrangimento, porque muitos trabalhadores, quando chegam nos seus empregos os patroes nao querem nem saber que o motivo do atraso foi a greve. Penso que nossos governantes devem começar a observar que a mais prejudicada com tudo isso é a população que precisa do onibus, para ir e vir porque se eles necessitassem do transporte seria bem diferente esta realidade ridicula.

João Matos (20/05/2009 - 09:53)

É todo mundo pode fazer greve, correios fica mais de um mes parado, policia civil pode ficar e médicos deixa todo mundo na fila dos hospitais, agora que os rodoviários querem seus direitos todo mundo está contra. Vamos parar para pensar...

Angela (20/05/2009 - 09:45)

O povo paga sempre. O sistema de transporte urbano de Salvador é péssimo. Em Fortaleza, todos os ônibus tem ar-condicionado. Nunca essa classe está satisfeita!!!!!!!!!

Ricardo Souza (20/05/2009 - 07:11)

É direito de todo trabalhador fazer a greve, porém deve ser respeitado o direito da população sobre o transporte e inclusive a maioria dos rodoviários que não são a favor da greve. O próprio presidente Lula falou que este ano é para segurar os empregos, será que estamos em outro Brasil?

Euzinho Somente (20/05/2009 - 07:01)

O transporte público é falido e ainda quer impor suas revindicações? Cadê autoridade p/ proibir essa baderna com a população sem transporte? Aonde ta a democracia? Esse Governo assim como todos os outros pós-ditabranda é sem-vergonha!

Imanuel (20/05/2009 - 06:51)

Considero essa posição dos rodoviários totalmente insensata, incoerente e absurda.Afinal de contas todo ano sofremos com essa situação.Os rodoviários fazem greve constantemente e nunca chegam a uma situação de contentamento. Parece q já faz parte do calendário tais paralisações ou ameaças.Enquanto isso a grande parte da população sofre com esse descaso e cada vez mais observamos motoristas ignorantes e sem conhecimento real do Códi go de Trânsito, além de cobradores arrogantes e prepotentes.

Claudio Sardilli Sobrinho (20/05/2009 - 06:34)

E o povo paga !!!!!!!

Seu Comentário:

nome:
e-mail:
mensagem:

toques


Rua Prof. Milton Cayres de Brito nº 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800
Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.