Márcia Castro fará homenagem a Gal Costa durante festa de Iemanjá | A TARDE
Atarde > Chame Gente

Márcia Castro fará homenagem a Gal Costa durante festa de Iemanjá

Artista fará dois shows no dia 2, no bairro do Rio Vermelho

Publicado domingo, 22 de janeiro de 2023 às 07:00 h | Atualizado em 22/01/2023, 09:01 | Autor: Juracy dos Anjos
Eterna, Gal Costa nos deixou no final de 2022
Eterna, Gal Costa nos deixou no final de 2022 -

Fonte inspiradora para a cantora Márcia Castro, a eterna Gal Costa será homenageada pela baiana durante a festa de Iemanjá, na madrugada de 1º para 2 de fevereiro.

“Vamos trazer a alma festiva de Gal para o palco”, antecipa Márcia, dizendo que a formação musical dela veio por meio do trabalho e da voz da cantora, que morreu em novembro do ano passado, aos 77 anos.

O show, que celebrará o lado  divertido de Gal, acontecerá na varanda do Lálá, na rua da Paciência, no Rio Vermelho, e será aberto ao público.

Além da reverência, Márcia também falará sobre diversidade de gênero e feminino. Para isso, terá duas convidadas especiais, expoentes da música baiana. Os nomes serão divulgados nos próximos dias.

A celebração à Rainha do Mar seguirá na Casa Rosa, também no Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro, a partir das 13h. Na ocasião, ela dividirá o palco com Márcia Short, Nêssa, Magary Lord, Hiran, Cortejo Afro, Aila Menezes, Afrobapho e DJ el Cabong.

Fala aí

Céu Rocha  e Júnior Rocha

Um toque de moda afro da Bahia nas baianas da Mangueira

Estourados, os irmãos Céu Rocha e Júnior Rocha, estilistas e fundadores da marca Meninos Rei, darão um novo passo na correria. Depois de vestir celebridades, como a cantora Ivete Sangalo e a atriz Deborah Secco, eles agora assumiram o desafio de assinar as estampas da ala das baianas da escola de samba Mangueira (Rio), que tem como enredo “As Áfricas que a Bahia canta”. Em um bate-papo com a Chame Gente, os baianos falam das inspirações para o trabalho que também vestirá, mais uma vez, a cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes. Vem conferir:

Quais são as inspirações para a criação da roupa das baianas da Mangueira?

Júnior - Nos inspiramos no poder feminino que rege o universo, e na nossa ancestralidade, o candomblé, religião conduzida por mãos de mulheres sagradas. Oxum foi uma das inspirações, a mãe da fertilidade e da doçura, que, com seus olhos de sabedoria, nos conduz, nos direciona, nos protege e nos livra do mal.

Como surgiu o convite para participar do desfile da escola de samba?

Céu - Através do diretor de projetos da Mangueira, Gabriel Carvalho, recebemos, por telefone, esse convite. Logo em seguida, ele e sua equipe estiveram  em Salvador e foram ao nosso ateliê formalizar o pedido. Para nós, foi uma honra, um momento de muita emoção e alegria.

Vocês irão desfilar?

Júnior – Desfilaremos em um carro que fará homenagem aos blocos afros de Salvador.

Vestirão quais artistas no Carnaval de Salvador?

Céu - A nossa ministra da Cultura, Margareth Menezes, usará nossas criações mais uma vez no Carnaval e no Festival de Verão, o que nos enche de orgulho. Além dela, outros artistas também estarão de Meninos Rei, mas ainda é surpresa!

Ensaio do Bloco do Silva terá Liniker e Ilê Aiyê

Marcado para o dia 4 de fevereiro, o Bloco do Silva promete agitar a capital baiana. Não só pelo show do artista, que não esconde seu apreço pela cidade, como também pela lista de convidados. Ele receberá nomes como da cantora Liniker e das bandas Ilê Aiyê e Àttooxxá. Mas não para por aí: terá ainda RDD com a participação de Rincon Sapiência, Fresh Prince da Bahia e os DJs Libre Ana e Lys Ventura. Tudo isso no Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio.

Palhaçaria ameaçada

Um dos eventos mais animados e tradicionais do pré-Carnaval, o desfile dos Palhaços do Rio Vermelho corre o risco de não acontecer. Motivo? A falta de patrocínio para viabilizar a festa que atraiu, em 2020, cerca de 8 mil pessoas. De acordo com Lúcia Menezes, presidente da agremiação, a falta de investimento impede a contratação de banda para animar o público, assim como trazer grupos tradicionais, a exemplo do Zambiapunga, os enlatados de Madre de Deus, a trupe de circo e baianas, que tornam o desfile mais representativo. “Não temos ainda recursos suficientes. Por isso, precisamos do apoio de empresas e de órgãos públicos para viabilizar a festa, programada para acontecer no dia 4 de fevereiro”, afirma Lúcia, que está negociando um apoio da Bahiagás para o desfile.

Hoje é dia de lavagem

As bandas Cheiro de Amor e Isqueminha animarão os foliões da “1ª edição da Lavagem da Barra - Circuito Verão”. A festa ocorrerá às 17h, no Forte São Diogo, no Porto da Barra. Antes, às 15h30, uma fanfarra fará a alegria do público em frente ao Forte Santa Maria.

Timbalada embala último ensaio

Outra festa que irá esquentar a tarde deste domingo será o ensaio da Timbalada, no Candyall Guetho Square, no Candeal, a partir das 17h. A duração do show será de 3h30 e contará com convidados. Por lá, Denny e Buja farão o público dar a volta no gueto com um repertório que destaca a ancestralidade.

Foliões celebram com o Olodum 

O Olodum também se apresenta hoje, durante o último ensaio do bloco afro, que será realizado no Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho. No dia, os fãs poderão deixar a nova música do grupo, “Olodum na avenida!”, na ponta da língua para fazer bonito durante o desfile na festa de Momo.

Publicações relacionadas