publicidade
Notícias
Multimídia
Blogs
Especiais
Classificados
Carnaval 2010
Principal
Últimas
Mundo
Brasil
Cidades
Cultura
Cinema
Esporte
Política
Economia
Tempo
Vestibular
Pós-Graduação
Áudios
Fotos
Infografias
Vídeos
Caderno 2+
Cidadão Repórter
Ciência e Vida
Concursos
O Ferrão
Mundo Afro
Política & Cidadania
Revista Muito
[ Outros blogs » ]
Sustentabilidade
Futuro da Água
Emergências Médicas
A TARDE Educação
Home
ClassiAutos
Imóveis e Cia.
Empregos
Tecnologia
Tudo +
Espaço Corretores de Imóveis
Anuncie
Início
Noticias
Vídeos
Fotos
Comunidade
Circuito
Serviços
|
contato
mapa do site
RSS
|
Assine
Anuncie
BRASIL
todas as notícias de
BRASIL
04/06/2008 às 20:27
|
COMENTÁRIO (0)
Cimi critica conclusão da CPI da Desnutrição Indígena
Agência Estado
Depois de seis meses de trabalhos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Desnutrição Indígena, da Câmara, aprovou hoje seu relatório final. No documento de 228 páginas, os parlamentares pedem verbas, contratações e reestruturação nas fundações que tratam da questão indígena. Não fixam, no entanto, cifras ou prazos para a implementação das medidas. Para o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no Mato Grosso do Sul, Egon Heck, os deputados não atacaram a causa principal da desnutrição nas aldeias: a demora na demarcação de terras indígenas. Na opinião dele, as falhas fazem do produto da CPI "mais um belo documento, que vai parar em gavetas por aí."
A comissão foi aberta em dezembro do ano passado para investigar causas e responsabilidades pelas mortes de crianças índias por subnutrição de 2005 a 2007. A situação era crítica especialmente em Mato Grosso do Sul, onde morreram de fome 50 índios. A CPI já nasceu desacreditada entre ativistas da causa indígena, que temiam o esvaziamento dos trabalhos. "Havia inúmeras ações investigativas sobre o assunto, sem qualquer ação efetiva", afirma Heck. "Isso já indicava a areia movediça em que a CPI iria se afundar."
O coordenador diz que os deputados se preocuparam demais em encontrar problemas e de menos em buscar soluções. "Não era o caso de identificar problemas. Isso já estava feito", diz Heck. "Eles fizeram uma pesquisa correta, mas não propuseram nada de concreto, nenhum avanço." Para Heck, a CPI apresentaria resultados positivos se os parlamentares tivessem priorizado soluções que agilizassem a demarcação de terras indígenas. "O assunto mereceu não mais que uma recomendação", reclama. "A falta de terra desencadeia um cenário de violência, fome e doenças nas aldeias. Não adianta dar cestas básicas se não demarcar terras."
Segundo o Cimi, o problema da fome entre os índios começou quando eles foram tirados de seus territórios originais para a expansão da agricultura em latifúndios. Isso desorganizou a economia de partilha, base das aldeias indígenas, e os deixou sem terras onde produzir alimentos. "A expulsão foi violenta e repentina, e eles perderam as condições de produção", explica Heck. "Da abundância, passaram a uma situação de fragilidade e dependência."
AVALIAÇÃO:
0 voto
Imprimir
Enviar
Fale com a redação
COMENTE ESSA MATÉRIA
0 comentário
O que você achou desta matéria?
Seu Comentário:
nome:
e-mail:
mensagem:
toques
Redesenhar Imagem
ÚLTIMAS
15:40 -
Fornecimento de água será normalizado hoje em SP
15:10 -
Justiça julga dois por morte de ex-diretor do Carandiru
14:52 -
Garoto de 14 anos é suspeito de matar irmã em SP
14:30 -
Mãe e padrasto responderão por morte de menina em SP
14:30 -
Deslizamento bloqueia Régis Bittencourt sentido Curitiba
14:04 -
Brasileiro vai pagar R$ 2 mi por envio de lixo em navio
veja mais
5 + LIDAS
Jacaré mata menina de 11 anos em Rondônia
- (3772 pessoas leram esta matéria)
Em SP, homem esfaqueia mulher e se joga do 8º andar
- (3520 pessoas leram esta matéria)
Noivo tem crise de asma e morre antes do casamento
- (1119 pessoas leram esta matéria)
Menina de 11 anos é morta por jacaré em Rondônia
- (790 pessoas leram esta matéria)
Projeto propõe inclusão de filmes nacionais no currículo
- (585 pessoas leram esta matéria)
Rua Prof. Milton Cayres de Brito nº 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570.
Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800
Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.