Casa da Madragoa é tombada pelo Ipac | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Casa da Madragoa é tombada pelo Ipac

Publicado terça-feira, 27 de maio de 2008 às 14:02 h | Atualizado em 27/05/2008, 14:28 | Autor: A TARDE On Line

A Casa da Madragoa, localizada no Largo da Madragoa, na península itapagipana, e construída na segunda metade do século 19, não poderá ser mais demolida. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) apresentou, nesta terça-feira (27), o certificado que tomba definitivamente a casa como patrimônio da Bahia, e que permite a punição de qualquer pessoa ou empresa que ameace o imóvel.

A Casa da Madragoa estava ameaçada de demolição desde 2002, quando foi comprada pela igreja evangélica Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Na época, a igreja solicitou e conseguiu da prefeitura um alvará para demolir o imóvel. A Promotoria Pública da Bahia foi acionada, e conseguiu revogar o alvará.

Concluída em 1869, a Casa da Madragoa é uma das últimas casas da segunda metade do século 19 em Salvador. Seu estilo arquitetônico neoclássico representa as transformações econômicas e culturais pelas quais o Brasil estava passando, principalmente a partir de 1808.

Na relação dos antigos moradores da casa está o professor e médico Demétrio Tourinho, deputado por três legislaturas e que veio a morrer, em 1888, no mesmo imóvel.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS