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Ford lança serviço de desinfecção do carro

Publicado quarta-feira, 20 de maio de 2020 às 06:00 h | Autor: Lúcia Camargo Nunes | De São Paulo
Ford lança serviço especial de desinfecção de veículos novos e usados e padroniza processos de prevenção à Covid-19 | Foto: Divulgação
Ford lança serviço especial de desinfecção de veículos novos e usados e padroniza processos de prevenção à Covid-19 | Foto: Divulgação -

A pandemia do novo coronavírus trouxe não apenas a necessidade do isolamento social, mas também provoca mudanças de comportamento e gera novos serviços. Quem tem um carro precisa ficar atento à higienização, a fim de prevenir problemas de saúde dos seus ocupantes. A Ford lançou um programa inédito em duas frentes: um serviço de desinfecção do veículo em suas concessionárias e uma certificação dos seus distribuidores, que estabelece padrões de higienização nos processos de venda e manutenção dos veículos.

O serviço de desinfecção pode ser feito em carros novos e usados e precisa ser agendado. Pelo preço de R$ 129, a Ford aplica um produto que não é encontrado no varejo e é usado em hospitais – limpa, desinfeta e protege as superfícies. A aplicação ocorre em mais de 50 pontos externos e internos do veículo, incluindo o ar-condicionado e seu filtro. Por fora, o produto é aplicado em maçanetas, tampa do porta-malas, portinhola do tanque de combustível. Internamente, nos bancos, volante, alavanca de câmbio e de freio de estacionamento, botões do ar-condicionado e sistema multimídia.

A solução de peróxido de hidrogênio fornecido pela 3M à Ford foi testada e homologada para ser aplicada nos carros da marca, sem prejudicar partes metálicas, cromadas e plásticos. “O produto é borrifado num pano de microfibra. Não há efeito colateral, como manchas ou descascamento. É diferente da higienização: essa remove detritos e sujeiras, com lavagem, enxágue e secagem. Já a desinfecção é um processo que elimina os micro-organismos. Esse é um novo patamar de serviço aos clientes”, afirma Joaquim Arruda Pereira, diretor de serviços ao cliente da Ford.

A desinfecção não é temporária, reforça Pereira. “Na mudança de nossos hábitos de higiene, a Ford vai manter os protocolos, atualizá-los e a desinfecção é parte integrante do que chamamos de ‘novo normal’”.

O serviço leva em torno de 30 minutos para ser realizado e o cliente pode acompanhar. O valor inclui a aplicação do produto e mão de obra. O prazo de validade depende do uso do carro e de quem o ocupa, por isso não há garantia. “O serviço é feito na frente do cliente e ele é a única pessoa que entra no carro após a desinfecção. Aí a expectativa é que ele controle quem usará o carro e como. Se for utilizado por outras pessoas, ele deverá fazer a desinfecção novamente”, comenta o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb.

Todos os cuidados são adotados, desde a montagem do carro na fábrica. “O objetivo é não contaminar os veículos no processo produtivo. A mesma coisa acontece nas revendas. A desinfecção é um serviço opcional, pago à parte. Quando o carro é entregue, ele vem higienizado e com todos os cuidados”, detalha Golfarb.

Padronização

A Ford trabalhou em conjunto com a Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif), para estabelecer um plano de retomada com foco na proteção da saúde. “Embora as concessionárias já tivessem adotado várias ações para higienização e limpeza das instalações, sentimos a necessidade de contar com um processo padronizado e robusto para isso. Assim, foram criados os Padrões de Higienização das Concessionárias e Atendimento aos Clientes Ford”, afirma Natan Vieira, vice-presidente de marketing, vendas e serviços.

Para evitar aglomerações, o agendamento de serviços é feito com um intervalo mínimo de 10 minutos. Para pagamentos com cartão, deve-se dar preferência aos meios por aproximação. A cada atendimento, superfícies e equipamentos são higienizados. O mesmo acontece com os veículos, com atenção aos pontos de maior contato. Na janela é afixado um controle de quem o higienizou.

Os veículos zero-quilômetro são higienizados na presença do cliente antes da entrega. Na entrada do carro na oficina, ele também é higienizado e protegido. O mesmo cuidado é seguido na entrega do veículo após o serviço: as peças trocadas são higienizadas e acondicionadas em saco plástico. Durante o test-drive, o vendedor deve ficar no banco traseiro, manter os vidros abertos e evitar ligar o ar-condicionado.

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