Porsche revela detalhes do Taycan | A TARDE
Atarde > Autos

Porsche revela detalhes do Taycan

Publicado quarta-feira, 28 de agosto de 2019 às 11:30 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Lúcia Camargo Nunes | Fotos: Divulgação
Taycan é o primeiro elétrico de série com sistema de 800 volts
Taycan é o primeiro elétrico de série com sistema de 800 volts -

Aos poucos a Porsche revela mais detalhes do Taycan, modelo elétrico que será lançado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. Agora a marca divulga imagens e informações de seu interior, que, segundo seu diretor de design e estilo interior, Ivo van Hulten, combina elementos de design típicos da marca com elegância e simplicidade.

O painel, inspirado nas linhas do 911, é mais largo do que o volante e tem nos instrumentos de design sóbrio e curvo uma tela de 16,8 polegadas. Tudo é digital, e nota-se a ausência do conta-giros, que não existe em veículos elétricos. São quatro modos de visualização desse quadro de instrumentos: clássico (mede a potência), mapa ao centro, mapa total (omite instrumentos circulares) e puro (as informações essenciais para a condução, como a velocidade, sinais de trânsito e navegação, utilizando apenas uma seta minimalista).

Imagem ilustrativa da imagem Porsche revela detalhes do Taycan
Equipado com dois motores de potência superior a 600 cv

O painel central se estende pela largura do interior em forma de asa. A tela do sistema multimídia tem 10,9", com opção de mais uma tela para o passageiro. Todas as configurações do Taycan, como o Porsche Active Stability Management (Pasm), podem ser facilmente definidas na tela central por acesso direto. O usuário poderá incluir todos os aplicativos através de uma página inicial personalizável, como navegação, telefone, multimídia, conforto e Porsche Connect. Essas funções podem ser acionadas pelo comando de voz. O console central ainda possui mais uma tela touchscreen de 8,4", onde o motorista pode, por exemplo, controlar as funções do ar-condicionado.

Assim como o Porsche 918, o Taycan tem um compacto seletor no painel de instrumentos em vez da clássica alavanca de transmissão. A redução ao essencial é também evidente nas saídas de ar, em que o fluxo de ar é controlado digitalmente. Ao clicar no menu, é possível selecionar entre os modos "focused", para rápido e direcionado esfriamento da cabine, e "diffused", para um ar-condicionado sem correntes de ar. Com a climatização automática de quatro zonas, um painel de 5,9" permite operar o sistema também nos bancos traseiros.

Imagem ilustrativa da imagem Porsche revela detalhes do Taycan
Nos revestimentos, além do couro há materiais reutilizáveis

Nos revestimentos, além do couro clássico, há partes feitas de materiais reutilizáveis. O piso emprega fibra Econyl, que é feita, entre outras coisas, de redes de pesca recicladas. As portas e os consoles centrais podem ser de madeira, carbono fosco, alumínio ou tecido em relevo.

Tecnologia e autonomia

O Porsche Taycan é o primeiro veículo totalmente elétrico de produção em série com um sistema de 800 volts (o que há no mercado tem 400 volts). Essa tecnologia, de acordo com a marca alemã, permite alta performance de forma consistente, reduz o tempo de recarga e diminui o peso e o espaço de armazenamento.

O esportivo elétrico é equipado com dois motores (um em cada eixo) de potência superior a 600 cv, que o fazem acelerar até 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Outras versões menos potentes também serão oferecidas. A autonomia máxima do Taycan ultrapassa os 500 quilômetros.

Imagem ilustrativa da imagem Porsche revela detalhes do Taycan
Painel central se estende pela largura do interior em forma de asa

Antes de o Taycan fazer sua estreia mundial em setembro, ele terá percorrido em cerca de seis milhões de quilômetros de testes. Na Porsche, os automóveis elétricos são sujeitos a rigorosos programas de testes dos automóveis esportivos com motor a combustão. Além de demonstrar seu desempenho, ele precisa provar uma utilização sem restrições em diferentes condições climáticas.

O crescente interesse fez a Porsche dobrar as metas de produção de 20 mil para 40 mil unidade: só na pré-venda a marca recebeu 30 mil pedidos, cada um desembolsando um sinal de 2.500 euros. As vendas devem começar na Europa, EUA e China no final deste ano, e algumas unidades serão destinadas ao Brasil em 2020. Os preços ainda não foram divulgados, mas por aqui deve se aproximar de R$ 1 milhão.

Publicações relacionadas