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Subaru XV, segurança e prazer em dirigir

Publicado sexta-feira, 15 de março de 2019 às 10:30 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Wagner Gonzalez | De São Paulo
Carros de engenheiros feitos para engenheiros
Carros de engenheiros feitos para engenheiros -

Atual menina dos olhos do mercado automobilístico brasileiro, o segmento dos veículos utilitários esportivos, popularmente conhecidos como SUV, não para de crescer, para alegria de quem deseja descolar-se do mundo dos hatches e sedãs, que ainda são maioria nas ruas e estradas.

Apresentado no Salão do Automóvel de 2018, o Subaru XV de segunda geração pode ser definido como uma proposta de topo de segmento que faz jus à imagem da marca japonesa entre nós: apaixonados consideram seus produtos como “carros de engenheiros feitos para engenheiros”.

Por mais sério que isso possa parecer, o XV 2019 importado para o Brasil pelo grupo Caoa mostra-se um veículo eficiente, cuja pegada ligeiramente esportiva não exige o conhecimento e habilidades demandadas por modelos de alto desempenho. Pelo contrário, o SUV lançado no mercado mundial em abril de 2018 e fabricado em Gumma (Japão) chega ao país com um bom pacote de assistência ao condutor, em particular pelo sistema de tração integral e simétrica.

Imagem ilustrativa da imagem Subaru XV, segurança e prazer em dirigir
SUV fabricado no Japão tem bom pacote de equipamentos de assistência ao condutor

Mudança no motor

A potência de 156 cv (a 6.000 rpm) e o torque de 20 kgfm (a 4.000 rpm) produzidos pelo motor boxer 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas, chegam às quatro rodas através da caixa CVT Lineartronic que simula sete velocidades. Em sua versão atual esse motor emagreceu 12 quilos em relação à anterior.

Não foi só o motor que mudou: a plataforma atual ganhou 30 mm na distância entre eixos e 20 mm na largura. Em outras palavras entenda isso como melhor estabilidade e maior espaço interno.

Esse espaço pode ter dois tipos de revestimento: tecido na versão L (R$ 123.900) e couro na versão S (R$ 132.900), que vem com teto solar de abertura elétrica no deslizamento e inclinação. A versão topo de linha ES (R$ 142.900) é a que mais impressiona pelo generoso pacote Eye Sight, um sistema de câmeras de vídeo que fazem do XV um veículo semiautônomo.

Imagem ilustrativa da imagem Subaru XV, segurança e prazer em dirigir
Equipado com evolução do motor Boxer 2.0 litros 16 válvulas

Entre os equipamentos de série, todas trazem air bags (duplo dianteiro, joelhos, lateral do tipo cortina e laterais nos bancos dianteiros), controle de descida (HDC), controle eletrônico de estabilidade e de tração, câmera traseira para auxílio em marcha a ré, assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), sensores crepuscular e de chuva, piloto automático, sistema Isofix para fixação de cadeirinha e rodas de alumínio de 18 polegadas.

A partir da opção S, ainda acrescenta ajustes elétricos no banco do motorista e detector de pontos cegos (Blind Spot Detection).

Todas estão equipadas com uma evolução do motor Boxer 2.0 litros 16 válvulas, câmbio automático Lineartronic de sete velocidades e sistema de tração integral Subaru Symmetrical All-Wheel Drive.

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Versão ES impressiona pelo generoso pacote Eye Sight

Ficha técnica Subaru XV

Motor: 2.0 boxer gasolina

Potência: 156 cv

Transmissão: CVT 

Tração: integral

Consumo urbano: 9,9 km/l

Consumo na estrada: 12 km/l

Preços: de R$ 123.900 (L), 

R$ 132.900 (S) e R$ 142.900 (ES)

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