O desafio dos três cilindros | A TARDE
Atarde > Autos

O desafio dos três cilindros

Publicado terça-feira, 15 de agosto de 2017 às 06:03 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Marco Antônio Jr. | A TARDE SP
Motor Renault 1.0 3 cilindros estreou no Sandero, com 82 cv
Motor Renault 1.0 3 cilindros estreou no Sandero, com 82 cv -

Muito antes da chegada desta geração dos motores com três cilindros, a indústria brasileira conviveu com esta solução mecânica em seus primórdios. O primeiro automóvel fabricado no país, a perua DKW Vemaguet, tinha motor tricilíndrico dois tempos (era preciso misturar óleo a gasolina), 900 cc e parcos 38 cv. Nos anos 1960 eles se despediram para voltar só na segunda década do século XXI, com um novo conceito baseado na necessidade de reduzir o consumo e as emissões de poluentes. Apesar de nunca terem deixado de circular, os motores desse tipo eram usados em carros muito específicos e pequenos na Ásia e na Europa. Na nova geração, eles são motores comuns, de baixa vibração, graças ao trabalho eficiente dos engenheiros, e adotam, em alguns casos, a modernidade da injeção direta e a turboalimentação.

Fiat Mobi

Imagem ilustrativa da imagem O desafio dos três cilindros


A partir de R$ 34.210
Potência: 72 cv (g) / 77 cv (e)
Torque: 10,4 kgfm (g) / 10,9 kgfm (e)

Volkswagen Up!

Imagem ilustrativa da imagem O desafio dos três cilindros


A partir de R$ 37.990
Potência: 75 cv (g) / 82 cv (e)
Torque: 9,7 kgfm (g) / 10,4 kgfm (e)

Ford Ka

Imagem ilustrativa da imagem O desafio dos três cilindros


A partir de R$ 44.290
Potência: 80 cv (g) / 85 cv (e)
Torque: 10,2 kgfm (g) / 10,7 kgfm (e)

Hyundai HB20

Imagem ilustrativa da imagem O desafio dos três cilindros


A partir de R$ 43 mil
Potência: 75 cv (g) / 80 cv (e)
Torque: 9,4 kgfm (g) / 10,2 kgfm (e)

Nissan March

Imagem ilustrativa da imagem O desafio dos três cilindros


A partir de R$ 39.990
Potência: 77 cv (g/e)
Torque: 10 kgfm (g/e)

Chery QQ

Imagem ilustrativa da imagem O desafio dos três cilindros


A partir de R$ 25.990
Potência: 74 cv (g) / 75 cv (e)
Torque: 9,7 kgfm (g) / 10,1 kgfm (e)

Publicações relacionadas