Bahia faz festa em homenagem ao Fusca | A TARDE
Atarde > Autos

Bahia faz festa em homenagem ao Fusca

Publicado sexta-feira, 20 de janeiro de 2017 às 14:50 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: *Lívia Oliveira
Fuscas vão colorir as ruas de Salvador no próximo domingo
Fuscas vão colorir as ruas de Salvador no próximo domingo -

Admiradores e colecionadores do Fusca, modelo ícone da indústria automotiva, comemoram nesta sexta-feira o Dia Nacional do Fusca. Mas, os amantes do carro da Volks celebram os 58 anos da produção com uma carreata no domingo, às 9 horas. A festa é organizada pelo Clube Fuscaria BA, que promove o encontro de donos de Fusca, com direito a arrecadação de alimentos não-perecíveis para doação e reunião final no estacionamento do Shopping Salvador Norte.

A "fuscarreata" é gratuita e tem saída marcada para o Loteamento Aquárius - Pituba, atrás do Hospital da Bahia. Os proprietários de Fusca prometem trazer cor às ruas de Salvador, seguindo pela Orla até a Avenida Ademar de Barros, na Ondina, mais conhecida como praça das "Gordinhas", da artista plástica Eliana Kertész. A fuscarreata segue depois para o Shopping Salvador Norte, passando pela Avenida Paralela e promovendo uma exposição das várias versões do Fusca no estacionamento externo, piso L1 do shopping, das 10h às 21h.

Imagem ilustrativa da imagem Bahia faz festa em homenagem ao Fusca
Foto: Divulgação Fuscaria BA

Gustavo Lemos, presidente do Clube Fuscaria BA e dono do Siri Cozido, um Fusca laranja envelhecido, modelo Fuscão 1.500, ano 1971, adianta que o evento é uma grande oportunidade para os apaixonadas pelo Fusca se encontrarem para falar sobre o carro. "A nossa expectativa com a fuscarreata é de ter de 100 a 140 fuscas colorindo as ruas de Salvador, que já estão acostumadas com carros nas cores branco, preto e prata. Todos os membros do Fuscaria BA e do Clube do Fusca da Bahia irão movidos pela paixão e desejo de comemorar os 58 anos", acredita.

Imagem ilustrativa da imagem Bahia faz festa em homenagem ao Fusca
Foto: Divulgação Fuscaria BA

Os participantes e visitantes do encontro de Fuscas podem ganhar um kit do evento (camisa, adesino e mini bandeiras) levando 3kg de alimentos não-perecíveis para o Shopping Salvador Norte. As doações serão entregues para a Aldeias Infantis SOS, uma organização que promove a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário em Lauro de Freitas.

O evento vai reunir Fuscas dos anos 1961, 1971, 1976 e dos anos 90. O produtor de audiovisual, Andrei Amós, integrante do Clube Fuscaria BA e dono do fuscapão, está ansioso para a fuscarreata e não esconde sua paixão pelo carro. "Tenho o Fusca em duas tatuagens no meu corpo", indica André, dizendo que mandou tatuar a marca do Clube do Fusca da Bahia nos dedos da mão e o câmbio de marchas do Fusca no pulso. "Ganhei o fuscapão logo após tirar minha carteira de habilitação. Foi a realização de um sonho de criança. E há cinco anos o carro faz parte do meu cotidiano. Meu Fusca é 1977 com motor 1300. Quando ganhei ele era branco e mandei pintar de preto fosco para seguir a cultura HoodRide, o carro é minha paixão", conta Amós.

Imagem ilustrativa da imagem Bahia faz festa em homenagem ao Fusca
Foto: Raul Spinasse | Ag. A TARDE

Entre os mais esperados do encontro está Penélope, um Fusca 1975 na rosa metálico. A proprietária Jacqueline Ribeiro faz parte do Clube do Fusca da Bahia e cuida do carro como se fosse um filho. "A Penélope surgiu de uma paixão minha por Fusca e da vontade de ter um carro com a minha cara. O carro é todo personalizado. Por dentro é de couro branco e as jantes das rodas é em branco. Cuido bastante do meu Fusca e sempre participo de eventos de carros antigos, onde a Penélope é sempre muito assédiada; as pessoas querem tirar fotos", orgulha-se Jacqueline.

Imagem ilustrativa da imagem Bahia faz festa em homenagem ao Fusca
Foto: Divulgação

O Carlos Sala, membro do Fuscaria BA, esclarece que encontros como a fuscarreata o faz recordar sua história com o Alga e ainda compartilhar experiências com outros proprietários de fuscas. "O Alga é de 1971, tem motor 1300, ele era de um amigo, comprei há três anos e o nome surgiu de um apelido que tinha na adolescência, por causa a cor dos meus olhos que são verdes. Gosto muito do meu carro e não tenho nenhuma pretensão de vende-lo.

Imagem ilustrativa da imagem Bahia faz festa em homenagem ao Fusca
Foto: Divulgação Fuscaria BA

O Salvador Norte Shopping, que vai ser a última parada da fuscarreata e onde os fuscas ficaram reunidos, oferecerá opções de degustação para completar a confraternização, com a presença do food truck Garage (burger gourmet) e o chopp truck O Jeepinho (cerveja artesanal). Para a gerente de marketing do Salvador Norte Shopping, Gabriela Simões, o evento é uma ótima programação de passeio para as famílias. “Como eventos de antigomobilismo são um grande atrativo para unir as famílias, casam perfeitamente com o nosso conceito de centro de convivência, no qual o público se encontra para viver bons momentos”, ressalta Gabriela.

Serviço: Dia Nacional do Fusca

Data: domingo, 22 de janeiro de 2017;

Onde: estacionamento externo – Piso L1 do Salvador Norte Shopping

Funcionamento: 10h às 21h;

Evento gratuito

*Estagiária sob supervisão do editor Roberto Nunes 

Publicações relacionadas