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Compass flex estreia motor

Publicado quarta-feira, 26 de outubro de 2016 às 10:50 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Roberto Nunes, em São Paulo
O SUV fica entre o Renegade e o Cherokee; ganha tecnologia e itens de segurança e conforto
O SUV fica entre o Renegade e o Cherokee; ganha tecnologia e itens de segurança e conforto -

A Jeep está em um momento especial no mercado brasileiro. Marca pertencente ao grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile), a Jeep fez o lançamento mundial no começo de outubro do novo Compass, o segundo modelo produzido na fábrica de Goiana, Pernambuco. De lá, já saem o Renegade e a picape Toro, modelo Fiat derivado da plataforma do SUV compacto, formando agora a trinca de carros nacionais no Brasil.

O novo Compass surge como divisor de águas da indústria automotiva brasileira. De Pernambuco, a fabricante Jeep produz um dos mais modernos SUV nacionais. A partir de novembro, o utilitário urbano Compass chega às revendas com a opção do motor 2.0 turbodiesel ou o inédito propulsor 2.0 flex, da nova família Tigershark.

A TARDE Autos andou no Compass Sport com o motor 2.0 Tigershark, uma derivação do propulsor usado pelo Dodge Dart nos Estados Unidos e que ganhou ajustes para beber etanol também no Brasil. Para brigar com os rivais ix35 (Hyundai), Sportage (Kia) e ASX (Mitsubishi), a Jeep oferece as versões Sport, Longitude e a topo Limited, todas equipadas com transmissão automática de seis velocidades – na versão com motor 2.0 a diesel, de 170 cv, o câmbio é o ZF 9 Speed. Tem valores de R$ 99.990, R$ 106.990 e R$ 124.990, respectivamente.

O Compass 2017 herda o que vingou no Renegade e elementos visuais do Cherokee. Sua frente remete ao padrão global da Jeep, usado pelo Renegade. Já as lanternas traseiras são basicamente bem similares ao do utilitário Cherokee.

Imagem ilustrativa da imagem Compass flex estreia motor

A marca americana preferiu usar o motor 2.0 Tigershark feito no México para beber gasolina e etanol. O baiano Erlon Rodrigues, da engenharia de motor da FCA, explica que o novo propulsor une torque e potência em altas e baixas rotações. Assim gera 166 cv e seu torque surge forte, chegando a 20,5 kgfm a 4.000 giros, com 85% da força a 2.000 rpm.

Imagem ilustrativa da imagem Compass flex estreia motor

Mesmo não tendo sistema de tração 4x4, ofertado com o motor a diesel, o Compass garante conforto, especialmente na relação das trocas das marchas em situação urbana, e desempenho na estrada. A Jeep destaca um amplo pacote de itens já na versão Sport. Tem ar-condicionado, direção com assistência, faróis e lanternas em LED e controlador de velocidade.

Imagem ilustrativa da imagem Compass flex estreia motor

O SUV é de pegada urbana e vem ainda com sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, navegação GPS, controle de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas. E não dispensa itens como monitoramento de pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico (por botão) e rodas de liga-leve de 17”.

O Compass Limited incorpora itens a mais, como multimídia mais completo com tela de sete polegadas, mais cinco air bags, além de estacionamento automático, chave com partida remota, bancos com ajuste elétrico e som Beats.

* O jornalista viajou a convite da FCA

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