Parte da Grande SP ficará sem água amanhã e sábado | A TARDE
Atarde > Brasil

Parte da Grande SP ficará sem água amanhã e sábado

Publicado quarta-feira, 15 de julho de 2009 às 07:46 h | Autor: Agencia Estado

O fornecimento de água para 13 bairros de Guarulhos, na Grande São Paulo, será interrompido amanhã por conta de uma manutenção programada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que também vai interromper o abastecimento de água no município de São Caetano do Sul, no ABC, e em alguns bairros da zona sul da capital paulista no sábado, em razão de obras da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Serão afetados 130 mil moradores em Guarulhos, 145 mil em São Caetano e 140 mil na zona sul de São Paulo.

Em Guarulhos, ficarão sem água as seguintes áreas: Vila Carmela, Jardim Santa Paula, Jardim Triunfo, Nova Bonsucesso, Jardim Fátima, Jardim Álamo, Parque Residencial Bambi, Ponte Alta, Jardim Nova Ponte Alta, Inocoop, Jardim Presidente Dutra, Vila Sadokin e Cidade Aracília. As obras, executadas das 17h30 às 21h30, serão feitas nos transformadores da Estação Elevatória de Água de Itaquaquecetuba, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Após a conclusão das intervenções, a recuperação do abastecimento em Guarulhos ocorrerá de forma gradual, de acordo com os sistemas preestabelecidos para cada bairro, de acordo com o Saee. Os casos de emergência são atendidos pela Central de Atendimento Telefônico do Saae de Guarulhos, que funciona 24 horas. O número é 0800-101042. A ligação é gratuita.

Já em São Caetano e na capital paulista, a interrupção ocorrerá da 0h30 às 22 horas. O abastecimento será restabelecido gradualmente, com normalização total prevista para as 7 horas de domingo. Na zona sul de São Paulo, os bairros afetados serão: São João Clímaco, Vila Cristália, Arapuã, Heliópolis, Carioca, Independência, Moinho Velho, Vera, Bandeirantes, Cidade do Pinhal, Marte, Anchieta, Sacomã, Parque Fongaro, jardins Santa Cruz, Patente Novo, Maria Estela, além das favelas de Heliópolis e São João Clímaco. A Sabesp recomenda o uso racional da água armazenada nas caixas residenciais. Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita.

Obras

O corte na distribuição de água em São Caetano e na zona sul de São Paulo será necessário para que o Metrô possa dar continuidade às obras do pátio de estacionamento e oficinas de trens Tamanduateí, da estação Tamanduateí, inseridas no programa de expansão da Linha 2 (Verde). Será feita a interligação da adutora Cadiriri-São Caetano do Sul, que precisou ser assentada em outro local para a construção do pátio. Após entrar em operação total, prevista para 2010, a Linha 2 (Verde) atenderá a 850 mil pessoas por dia.

Publicações relacionadas