BYD pode trazer SUV de luxo para o Brasil | A TARDE
Atarde > Autos

BYD pode trazer SUV de luxo para o Brasil

A TARDE foi até o país asiático para conhecer estratégia da montadora que se instalará em Camaçari

Publicado sexta-feira, 19 de janeiro de 2024 às 15:36 h | Atualizado em 19/01/2024, 15:41 | Autor: Núbia Cristina | [email protected]
Yangwang U8, SUV de luxo off-road da BYD
Yangwang U8, SUV de luxo off-road da BYD -

A BYD, maior fabricante de carros elétricos da China, está promovendo um evento para jornalistas da América Latina, Europa e Oriente Médio. Neste evento, demonstra sua evolução em relação a novas tecnologias e design de veículos elétricos e híbridos.

Quem ainda subestimava a capacidade dos fabricantes de veículos chineses teve de rever conceitos. Um veículo que chamou atenção foi o Yangwang U8, um SUV de luxo off-road, que entrega 1.200 cavalos de potência.

Veículo chega aos 1200 cavalos de potência
Veículo chega aos 1200 cavalos de potência |  Foto: Núbia Cristina / AG. A TARDE
 

Graças ao controle independente de vetorização de torque, habilitado na plataforma e-4, o Yangwang U8 é capaz de realizar curvas em 360°, seguir rodando com um pneu furado, ou mesmo flutuar por períodos curtos.

Esse modelo deve desembarcar no Brasil ainda este ano para uma demonstração a clientes potenciais interessados, mas a fabricante não confirma se o Yangwang U8 será vendido no Brasil. Por enquanto, o mercado local tem à disposição modelos da marca BYD, e nenhum da Yangwang. 

O U8 foi lançado em setembro do ano passado na China por 150 mil dólares.

Fábrica na Bahia

Em setembro do ano passado, a BYD oficializou investimento de R$ 3 bilhões na Bahia, para construção de um complexo industrial em Camaçari.

Três unidades serão responsáveis pela produção de automóveis elétricos e híbridos, chassis de ônibus e caminhões elétricos e pelo precessamento de lítio e ferro fosfato.

A expectativa é iniciar a produção entre o final de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada de 150 mil veículos/ano na primeira fase da implantação.

*A Jornalista Núbia Cristina viajou para a China a convite da BYD.

Publicações relacionadas